ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Prefeitura receberá três carretas para mutirão em três especialidades médicas

Flávio Paes | 29/10/2015 20:31
Secretário de Saúde, Ivandro Fonseca (Foto:Arquivo)
Secretário de Saúde, Ivandro Fonseca (Foto:Arquivo)

Como parte da estratégia para acabar (ou reduzir) a demanda reprimida  na rede pública de consultas e exames em ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher, a Secretaria Municipal de Saúde, trabalha na estruturação de mutirões nestas três especialidades médicas.

Depois de duas idas ao ministério da Saúde, o secretário Ivandro Fonseca, diz que já estão assegurados quatro ônibus adaptados e com consultórios itinerantes (o quarto é o odontológico). O primeiro deles, o da ortopedia, deve chegar Capital nesta sexta-feira.

O veículo (que custa R$ 900 mil) foi viabilizado em 2013 e o convênio está bloqueado no Ministério da Saúde. A quatro carretas e a estrutura que vem acopladas a elas, estão orçadas em R$ 4 milhões.

De acordo com o secretário o mutirão vai da consulta e pretende buscar maior resolutividade. No caso do ônibus da ortopedia, os casos de cirurgia serão agendados no Hospital do Pênfigo, para os amputados, será feito o encaminhamento de órteses e prótese. Aqueles pacientes pós-cirúrgicos que precisarem de fisioterapia receberão atendimento no Centro de Especialidades da APAE.

A unidade a saúde da mulher, além dos consultórios, terá estrutura para mamografia, raio-x e ultrassonografia. Já o consultório itinerante de odontologia substituirá o veículo atual que é muito antigo.
Além dos mutirões com os consultórios adaptados nos ônibus, o prefeito Alcides Bernal negocia parceria com o Exército, para utilizar a estrutura de saúde dos militares, os profissionais e o hospital de campanha existente na 9ª Região Militar.

Nos siga no Google Notícias