ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Prefeitura solicita consultoria para transformar Orla Ferroviária em lanchódromo

Fabiano Arruda | 15/02/2012 18:19
Equipes da Prefeitura trabalham na Orla Ferroviária nesta quarta; 30% da obra está concluída. (Foto: Marlon Ganassin)
Equipes da Prefeitura trabalham na Orla Ferroviária nesta quarta; 30% da obra está concluída. (Foto: Marlon Ganassin)

A Prefeitura de Campo Grande publicou, na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do município, solicitação de manifestação de interesse (MI) para seleção de consultores. A medida é exigência do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que destinou empréstimo a ser utilizado nas obras da Orla Ferroviária.

Segundo a publicação, a contratação de consultores é voltada para serviços técnicos especializados para elaboração de projetos arquitetônicos, elétrico, hidrosanitário e estrutural para quiosques, que venderão alimentos na Orla.

Após o processo de revitalização da avenida Afonso Pena, ficou decidido pela Prefeitura que os vendedores de lanches e cachorro-quente, serão remanejados para a Orla Ferroviária. Por enquanto, os dogueiros estão na antiga rodoviária.

O prazo de execução da consultoria é de 30 dias. A escolha do melhor técnico para a consultoria fica a cargo de comissão.

O profissional deverá produzir ações como folhetos, descrição de serviços semelhantes executados, experiência em condições idênticas e corpo técnico adequado.

Obra - Segundo informações da Prefeitura cerca de 30% da obra está concluída. Nesta quarta-feira, equipes atuavam no cruzamento da avenida Calógeras com a Rua Antônio Maria Coelho. Eles faziam medições e intervenções no asfalto.

A ideia do projeto da Orla Ferroviária é transformar a antiga via férrea de Campo Grande num pólo gastronômico e cultural. A intenção da Prefeitura, ao longo do tempo, é que a nova via se torne uma “rua 24 horas”.

A Orla Ferroviária é vista como estratégia de valorização do espaço público e de animação cultural da cidade proposto pelo Plano de Revitalização do Centro.

Desenvolvido pela Coordenadoria de Projetos Especiais da Prefeitura de Campo Grande, o projeto tem investimentos na ordem de R$ 3.9 milhões, recursos financiados pelo BID em obras de urbanização, paisagismo e mobiliários de lazer.

O projeto arquitetônico prevê cerca de 900 metros de novo uso do espaço do leito da ferrovia no trecho da Avenida Afonso Pena, a partir da Morada dos Baís, até a Avenida Mato Grosso com a construção de um calçadão com piso tátil, equipamentos de lazer e descanso, bancos, praça, área para atrações culturais, ciclovia, paisagismo e iluminação.

Para se tornar atrativo para a população, o local deverá contar com bibliotecas, cafés, lanchonetes, bares, floriculturas, lojas de artigos regionais e restaurantes. A calçada na orla terá mosaico português, pórticos, quiosques, bicicletário, painéis com a história das colônias, teatro de arena, playground e aparelhos de ginástica.

Nos siga no Google Notícias