ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Prefeitura tem 72h para se manifestar em ação contra ofensiva ao Uber

Aline dos Santos | 07/12/2016 09:46
Após três meses, Agetran passou a fiscalizar serviço do Uber.(Foto: Direto das Ruas)
Após três meses, Agetran passou a fiscalizar serviço do Uber.(Foto: Direto das Ruas)

A Justiça deu prazo para que a prefeitura de Campo Grande se manifeste na ação popular que pede o fim da repressão ao trabalho dos motoristas do Uber. O serviço chegou à Capital em 22 de setembro.

Contudo, somente a partir da semana passada a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) passou a multar os condutores. A justificativa é que o serviço não é regulamentado e, portanto, ilegal.

A ação popular foi proposta por um advogado e tramita desde segunda-feira (dia 5) na 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos. Ontem, o juiz David de Oliveira Gomes Filho determinou prazo de 72 horas para manifestação do poder público.

Autor da ação, o João Henrique Miranda Soares Catan alega que as abordagens contra motoristas da Uber são abusivas, discriminatórias, que violam a livre concorrência e infringem a ordem econômica.

O pedido contra a prefeitura se sustenta em legislações como a Constituição Federal e a Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída pela lei federal 12.587/2012, que prevê o serviço de transporte individual privado.

Um vídeo divulgado no dia 1º de dezembro por motoristas do Uber mostra um colega, que conduzia uma passageira, sendo abordado e, depois, a ocupante é colocada em um táxi e o condutor multado. Por meio de nota, a assessoria de imprensa do poder público informa que a identificação dos motoristas é feita durante abordagens comuns. Inicialmente, a Agetran negou que a ação incluísse multas.

Nesta quarta-feira (dia 7), taxistas fazem protesto contra o Uber. A carreata vai dos altos da avenida Afonso Pena, próximo ao Parque das Nações, à avenida Duque de Caxias.

Nos siga no Google Notícias