ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Prefeitura tem apenas um aparelho de raio-x para fazer 9 mil exames

Viviane Oliveira | 02/04/2014 11:11
A Prefeitura só tem um aparelho de raio-x, que funciona no UPA Universitário. (Foto: Simão Nogueira)
A Prefeitura só tem um aparelho de raio-x, que funciona no UPA Universitário. (Foto: Simão Nogueira)

A Prefeitura Municipal de Campo Grande tem apenas um aparelho de raio-x funcionando para atender o mutirão. No total, cerca de 18 mil pacientes aguardam para fazer exames nas unidade de saúde, só para raio-x são 9 mil pessoas na fila. Segundo o secretário municipal de Saúde, Jamal Salém, a ação está prevista para começar na próxima segunda-feira (7).

O mutirão será feito para normalizar a situação dos pacientes que dependem dos postos de saúde, no entanto das nove unidades 24h, apenas o UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Universitário tem aparelho de raio-x. Também serão disponibilizados exames de mamografia e ultrassom.

Para atender a demanda, o secretário disse que vai pedir ajuda dos hospitais Universitário, Regional, Santa Casa e São Julião. “O pedido já foi feito, estou no aguardo da resposta”, afirma.

Conforme Jamal, já os aparelhos de mamografia têm no CEM (Centro de Especialidades Médicas), unidade do Tiradentes, Coronel Antonino e Universitário. Os serviços serão realizados aos finais de semana e nos postos de saúde que oferecem o terceiro turno.

Ainda não tem uma lista de todos os hospitais e postos que vão participar do mutirão, mas o secretário adianta que uma equipe vai fazer a triagem para saber quem ainda aguarda para fazer o exame. “A gente vai começar atender quem está mais tempo esperando”, destaca.

Quem espera ansiosa pelo serviço é a vendedora ambulante Edna Vieira Teixeira, 53 anos. Ela aguarda há 1 ano e 3 meses para marcar fazer o exame de raio-x na coluna. “Há 3 anos não durmo de dor. O médico pediu o exame e até agora não consegui fazer por falta de vaga”, reclama.

Nos siga no Google Notícias