ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Prefeitura tenta desapropriações para seguir com ampliação de rodoanel

Convênio vence em maio e município pede ao DNIT a prorrogação por mais um ano

Yarima Mecchi | 22/02/2017 08:36

O convênio entra a Prefeitura de Campo Grande e o Governo Federal para a ampliação do anel rodoviário vence no dia 30 de maio. Com o prazo apertado para conseguir a liberação da verba e, consequentemente, concluir do projeto, o Executivo Municipal entrou em negociação com dois proprietários de áreas rurais tentando a desapropriação de parte das terras. 

A obra começou em 2011 e está orçada em R$ 29,2 milhões. São 24 quilômetros de pavimentação e duas pontes. O objetivo é ligar as saídas para Rochedo, na MS-080, e Cuiabá, na BR-163. A prefeitura está pedindo ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) a prorrogação por mais um ano do convênio.

De acordo com a prefeitura, a obra passa por 46 propriedades, em 29 houve acordo e indenização, outras 17 negociações foram levadas à Justiça, sendo que o Executivo conseguiu 15 liminares favoráveis a continuidade dos trabalhos. O município não obteve liminar em relação a duas áreas, uma de 60 hectares e outra de seis hectares.

Ainda segundo a administração municipal, para o dono da área maior está sendo proposto o parcelamento da indenização em oito meses. Para outro proprietário a alternativa é a permuta da área por uma do município, com valor de mercado equivalente.

Obra - Do valor total previsto para investimento, R$ 26.440.565,17 são do Governo Federal e R$ 2.827.949,02 são de contrapartida do município de Campo Grande, destinado as despesas com desapropriações. Segundo a prefeitura, houve ainda um aditivo de R$ 2.188.150,66, que elevou o custo da obra para mais de R$ 29,2 milhões.

A prefeitura alega que mais de 68% da obra já está concluída. Segundo informações divulgadas pelo Executivo, já foram feitos 87,30% da terraplanagem; 63,55% da pavimentação; 72,97% da drenagem, além de terem sido concluídas as duas pontes planejadas, sobre os córregos Botas e Ceroula.

No projeto está programada a construção de uma rotatória na MS-010 e outra na BR-163, de responsabilidade da CCRMSVia, concessionária que administra a rodovia.

A obra prevê a interligação entre a BR-163 (saída para Cuiabá), MS-080 (saída para Rochedo), BR-262 (em Indubrasil) , passando pelo Núcleo Industrial Oeste, BR-060 (ligação com Sidrolândia, Maracaju, Dourados e Ponta Porã) e na outra ponta da BR-163, já na saída para São Paulo.

Nos siga no Google Notícias