ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Prefeitura tomba como patrimônio 22 árvores da avenida Mato Grosso

Marta Ferreira | 10/08/2011 08:40

A Prefeitura de Campo Grande tornou definitivo hoje o tombamento de 22 árvores da espécie fícus microcarpa na avenida Mato Grosso, no trecho entre as ruas Calógeras e Pedro Celestino. A partir de agora, elas passam ser consideradas patrimônio histórico-cultural e paisagístico da cidade.

As árvores têm idade próxima de 80 anos, de acordo com o presidente da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), Roberto Figueiredo. Elas já estavam tombadas provisoriamente desde dezembro do ano passado e agora saiu a aprovação do Conselho Municipal de Cultura.

É o primeiro grupo de árvores que passa a ser considerado patrimônio da cidade, tida como uma das mais bem arborizadas do País. Até então, só havia uma árvore nessa condição, localizada no cruzamento das ruas da Paz e Rio Grande do Sul.

Segundo Roberto Figueiredo, a partir do tombamento, qualquer interferência na vegetação passa a exigir um estudo envolvendo os órgãos ambientais da Prefeitura. Isso inclui uma eventual necessidade de retirada de árvores que possam oferecer risco de queda.

O edital tornando definitivo o tombamento dá prazo de 30 dias para recursos, que podem ser apresentados à Fundac.

Corre na Fundação a proposta de tombamento que envolve o canteiro central da avenida Afonso Pena, ainda sem prazo para definição.

Árvores na Mato Grosso agora são patrimônio de Campo Grande. (Foto: João Garrigó)
Árvores na Mato Grosso agora são patrimônio de Campo Grande. (Foto: João Garrigó)
Nos siga no Google Notícias