ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Prefeitura vai desapropriar área no Noroeste para transferir favela

Aline dos Santos | 07/01/2015 13:50
Menino brinca em água da chuva na Cidade de Deus (Foto: Alcides Neto)
Menino brinca em água da chuva na Cidade de Deus (Foto: Alcides Neto)

A Prefeitura de Campo Grande vai desapropriar área de sete mil metros quadrados para transferir até dia 15 de janeiro moradores da favela Cidade de Deus para o Jardim Noroeste. O terreno a ser desapropriado pertence ao aposentado Arthur Altounian, que no dia 30 de dezembro obteve na Justiça a reintegração de posse. Ele denunciou que a prefeitura invadiu área particular.

De acordo com o procurador-geral do município, Fábio Castro Leandro, o decreto de utilidade pública para fins desapropriação deve ser publicado amanhã no Diário Oficial. O valor para indenizar o proprietário ainda é calculado. “Está sendo feito o laudo de avaliação”, diz.

Segundo ele, há necessidade de usar a área particular para abertura de rua. No terreno, já existia uma via terraplanada para posterior pavimentação asfáltica, além de 21 hidrômetros e 22 postes de energia elétrica.

A transferência da favela Cidade de Deus, nas imediações do lixão, na saída para Sidrolândia, foi definida pela Justiça em 5 de dezembro de 2014. Além dos 25 quilômetros de distância, o desafio é dotar o novo endereço com infraestrutura, escola, atendimento médico e linhas de ônibus para atender as 200 famílias.

Por enquanto, na Cidade de Deus, a animação só é vista nas crianças, que fazem da lama cercada por lixo piscina e gastam os dias brincando na chuva. Já os adultos lamentam a mudança de endereço. Eles reclamam que destino não é definitivo e tampouco tem infraestrutura. A favela com 200 famílias, atualmente, fica no bairro Dom Antônio Barbosa, imediações do lixão e aterro sanitário.

Justa causa – A defesa de Arthur Altounian informa que foi surpreendida pela decisão da prefeitura e aguarda a publicação do decreto. Segundo o advogado Oton Nasser, o poder público tem a prerrogativa de desapropriar, mas terá que fundamentar o motivo.

“Tem que ter a justa causa. Acharam mais fácil adotar essa providência em vez de reconhecer o erro”, afirma. No caso, o erro seria ter ocupado área particular.

Nos siga no Google Notícias