ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Preocupada com doença renal, Sesau orienta população sobre fatores de risco

Alan Diógenes | 12/03/2014 19:37

Profissionais da ABREC e da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) desenvolverão atividades comemorando o Dia Mundial do Rim, nesta quinta-feira (13), na praça Ari Coelho, em Campo Grande. Os especialistas farão aferição de pressão arterial, cálculo do índice de massa corpórea e orientarão os hipertensos e diabéticos sobre a doença renal crônica.

A campanha Previna-se com o tema: "1 em 10. O Rim Envelhece, assim como nós", têm como objetivo chamar a atenção para a alta prevalência da doença renal.

A doença é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. Cerca de 10% da população adulta tem algum grau de perda de função renal. Esse percentual pode aumentar para 30% a 50% em pessoas acima de 65 anos, deixando evidente que o risco para o seu aparecimento aumenta substancialmente com o envelhecimento.

Vários fatores de risco contribuem para o surgimento da doença, entre eles a hipertensão arterial, diabetes, obesidade, tabagismo e presença de história familiar de doença renal.

De acordo com o governo brasileiro, considerando a população brasileira maior de 18 anos, mais de 20% tem hipertensão arterial, cerca de 8% tem diabetes, 18% é tabagista e cerca de 50% metade tem excesso de peso.

Durante a campanha, os pacientes diagnosticados com fatores de riscos para a doença serão avaliados e submetidos a exames mais específicos.

Nos siga no Google Notícias