ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Presença de Maníaco incomoda e ele ficará em ala isolada do Instituto Penal

Elverson Cardozo | 10/07/2013 17:24
Dyonathan Celestrino deixou a Santa Casa na manhã de ontem. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Dyonathan Celestrino deixou a Santa Casa na manhã de ontem. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Dyonathan Celestrino, conhecido como Maníaco da Cruz, ficará isolado dos demais presos na ala de saúde do Instituto Penal de Campo Grande, para onde ele foi encaminhado na manhã desta terça-feira, depois de determinação judicial. É o que informa o governo do Estado, em comunicado oficial.

Até a manhã de hoje a informação era de que ele iria para o Presídio de Segurança Máxima, unidade que fica no mesmo complexo do IPCG. Mas a chegada do rapaz poderia provocar reação dos presos e, por isso, ele ficou no Instituto Penal, que tem criminosos de menor periculosidade.

O assassino, que ficou conhecido por deixar o corpo de suas vítimas em formato de cruz, deverá ser submetido periodicamente a tratamento psiquiátrico e psicológico.

Ele já passou por atendimento psicossocial e encontra-se sozinho em um alojamento de observação, na ala de saúde do estabelecimento penal.

Relatórios bimestrais - Segundo a nota, publicada no site do governo na tarde desta quarta-feira (10), a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul está encarregada do acompanhamento médico ao jovem durante o tempo em que ele permanecer no local.

A equipe deverá elaborar relatórios e entregá-los bimestralmente, durante um ano, à justiça de Ponta Porã. Esse prazo, segundo divulgado, servirá de base para que o juiz acompanhe o caso e, através dos documentos, verifique se será necessária ou não a prorrogação do tratamento no presídio.

Também foi informado que a Secretaria de Saúde estará mobilizando as áreas responsáveis para a designação das equipes médicas que vão acompanhar o maníaco.

Para ter sua segurança garantida pela Agepen (Agência Penitenciária de Mato Grosso do Sul), o jovem, de acordo com o governo, tem uma “rotina específica”.

“No momento é essencial que saibamos o modo como precisa ser tratado este novo interno. Estaremos cumprindo integralmente a decisão judicial. Caso a Sejusp tenha algum problema no cumprimento dessa decisão naturalmente informaremos ao juiz, oferecendo alternativas”, informou o secretário de Estado e Segurança Pública, Wantuir Jacini.

Nos siga no Google Notícias