ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Presidentes dos Creas de todo o país se reúnem na Capital para discutir o setor

Aliny Mary Dias | 04/12/2013 10:59
Encontro começou hoje a vai até a próxima sexta-feira (Foto: João Garrigó)
Encontro começou hoje a vai até a próxima sexta-feira (Foto: João Garrigó)

Começou na manhã desta quarta-feira (4) o encontro entre os 27 presidentes do sistema Confea/Crea (Conselhos Federal e Regionais de Engenharia e Agronomia). Os líderes irão se reunir até a próxima sexta-feira (6) para discutir assuntos sobre o setor, inclusive a falta de profissionais da área.

O encontro ocorre no auditório do Crea-MS e a abertura contou com o governador André Puccinelli (PMDB).

Além de discutir temas relacionados a engenharia e agronomia, o último evento do ano no país comemora o dia do engenheiro, comemorado em 11 de dezembro. Para o presidente do Crea-MS, Jary Castro, as discussões são positivas porque abordam as inovações do setor.

“As inovações da área tecnológica têm garantido melhor qualidade para o setor que este ano registrou mais de 1 milhão de profissionais”, afirma.

Entre os assuntos debatidos, está a discussão sobre a pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgada em novembro, e que contestou a teoria da escassez do engenheiro.

Os dados do levantamento mostram que houve aumento de 29% em 2000 para 38% em 2009 de engenheiros exercendo ocupações típicas. A pesquisa descartou ainda o rico do “apagão” de mão de obra de engenheiro, situação apontada pelos Creas.

Para o governador, a relação entre o Estado e o setor começou há quase 8 anos quando uma parceria foi firmada e o conhecimento dos profissionais proporcionou a regularização de imóveis construídos irregularmente.

“O Construindo Legal foi a maneira encontrada para regularizarmos uma série de imóveis que tinha índices construtivos diferentes do que a lei determinava. Além disso, também estagiários de Arquitetura e Engenharia dos últimos anos produziram plantas de imóveis e foi um espetáculo”, diz Puccinelli.

Nos siga no Google Notícias