ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Presídio federal recebe 6 envolvidos em resgate de traficante no Rio

Guilherme Henri e Leandro Abreu | 22/06/2016 17:18
Presos estão em celas individuais do Presídio Federal de Campo Grande (Foto: Fernando Antunes)
Presos estão em celas individuais do Presídio Federal de Campo Grande (Foto: Fernando Antunes)

O Presídio Federal de Campo Grande recebeu às 15h30 desta quarta-feira (22) seis dos 15 membros da cúpula da facção criminosa “Comando Vermelho”. Eles estavam presos no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, no Rio de Janeiro e estão envolvidos na festa de comemoração e no resgate do traficante Nicolas Labre Pereira de Jesus, o “Fat Family”.

A transferência foi determinada pelo Tribunal da Justiça do Rio, depois que áudios da comemoração em que o traficante foi resgatado de dentro de um hospital foram recebidos pelo tio do criminoso na cadeia. As escutas evidenciaram a necessidade de desarticulação imediata da quadrilha e seu constante monitoramento de modo rigoroso, informou o jornal O Dia Rio.

De acordo com o diretor do presídio, Rodrigo Almeida Morel, a Capital Morena foi o primeiro destino do avião cedido pela Polícia Federal, que deve seguir agora para os presídios federais de Catanduvas (PR) e Porto Velho.

Diretor do Presídio Federal Rodrigo Almeida Morel (Foto: Fernando Antunes)
Diretor do Presídio Federal Rodrigo Almeida Morel (Foto: Fernando Antunes)

O avião com os presos pousou em solo campo-grandense por volta das 13h e a ação de transferência dos presos foi realizada pelo Depen (Departamento Penitenciário Nacional). “Os seis foram recebidos pela equipe do presídio e não precisaram passar por exame de corpo de delito, pois já o haviam feito no Rio”, explica.

Eles já foram encaminhados para celas individuais e devem permanecer em regime disciplinar diferenciado. “Esse regime significa que os presos permanecerão 22h dentro da cela e só terão direito a 2h de banho de sol por dia. Eles não poderão ter contato físico com nenhuma visita e nem receber visita íntima”, revela o diretor, que ainda detalhou que cada cela possuí cerca de sete metros quadrados.

Durante 20 dias os presos do Comando Vermelho passarão por uma espécie de adaptação em que receberão atendimento social, médico e reabilitação penitenciária. “Mesmo com a chegada desses seis presos o presídio não deve receber nenhum tipo de reforço na segurança, pois nosso sistema já é diferenciado”, afirma.

Presos transferidos:
Leonardo Carlos da Silva
Davi da Conceição de Carvalho
Marcelo da Silva Guilherme
Wilson Ferreira Cardozo
Paulo César de Souza dos Santos
Edson Pereira Firmino de Jesus
Aleksandro Rocha da Silva
Marcelo Fonseca de Souza
Isaías da Costa Rodrigues
Sandro Batista Rodrigues
Marcio Gomes de Medeiros Roque
Wilson Ferreira Cardozo
Eliezer Miranda Joaquim
Carlos Eduardo Rocha Freire Barboza
Francisco Eduardo Freire Barboza
Nicolas Labre Pereira de Jesus, o “Fat Family” (Foto: Divulgação/ O Dia Rio)
Nicolas Labre Pereira de Jesus, o “Fat Family” (Foto: Divulgação/ O Dia Rio)

Resgate e Festa - no dia 13 deste mês Fat Family foi baleado na cabeça e preso. Segundo o G1, ele estava sob custódia no Hospital Souza Aguiar, no Rio, porém, mais de 20 homens fortemente armados invadiram a unidade de saúde, na madrugada de domingo (19) renderam funcionários e conseguiram fugir levando ele.

Porém, na fuga, houve tiroteio com um PM que chegava levando um amigo para ser atendido. Os dois foram baleados. O policial ficou ferido e o vigiliante da unidade morreu. Um técnico de enfermagem também foi ferido na ação e está internado, em estado grave.

Depois do resgate os presos foram flagrados comemorando o resgate após terem sido avisados via aplicativo WhatsApp. A suspeita é de que a ordem para o resgate tenha partido da “cúpula”.

Nos siga no Google Notícias