ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Preso na operação contra a dengue, empresário fica detido por três horas

Filipe Prado | 15/12/2015 15:31
O empresário se recusou a falar com a imprensa (Foto: Filipe Prado)
O empresário se recusou a falar com a imprensa (Foto: Filipe Prado)

Após três horas detido, o empresário Juan Carlos Corrêa Bueno, dono da loja Big Festas, foi liberado e irá responder pelo crime ambiental em liberdade. Ele foi preso no final da manhã deste terça-feira (15), durante ação da Polícia Civil, através da Decat (Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista), que visa combater os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Foi arbitrada fiança de R$ 2 mil, sendo liberado após o pagamento. O empresário não falou com a imprensa. Ele alegou estar atrasado para um compromisso.  O advogado de Juan, Marcos Sandim, alegou que o cliente foi notificado em novembro, porém não teve tempo hábil para realizar a limpeza, por conta das chuvas na Capital. Ele afirmou que o prazo para a adequação seria até 20 de dezembro.

Wilton Vilas Boas, delegado da Decat, explicou que ele foi preso com base no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais. Ele ressaltou que, durante a ação, não serão todos os proprietários de terrenos que serão presos. A pena para este tipo de crime pode chegar a quatro anos de detenção.

Sandim garante que Bueno está comprometido em fazer a limpeza da área. Além disso, conforme o advogado, terá de modificar a forma de armazenar os produtos de sua loja no terreno.

A prisão ocorreu durante operação feita pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Polícia Civil contra a dengue. O objetivo é punir quem não limpa os terrenos ou contribui com a proliferação do moquisto. A Capital enfrente epidemia de dengue, com 7,2 mil casos. Já a situação do zika é considerada epidemia nacional pelo Ministério da Saúde.

Nos siga no Google Notícias