ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Preso no interior de SP, cunhado de ex-secretário já está na Polícia Federal

Paulo Yafusso | 11/05/2016 20:12
Todo material apreendido está na sede da PF, para a realização de perícia (Foto: Divulgação Polícia Federal)
Todo material apreendido está na sede da PF, para a realização de perícia (Foto: Divulgação Polícia Federal)

Já está na Superintendência da PF (Polícia Federal) em Campo Grande o material apreendido em empresas localizadas em Tanabi (SP) e Maringá (PR). Os policiais trouxeram também o empresário Flávio Henrique Garcia Scrocchio, dono da empresa Terrasat Engenharia e Agrimensura, com sede em Tanabi. Ele seria sócio do ex-secretário estadual de Obras e ex-deputado federal Edson Giroto, outro preso na Operação Fazendas de Lama.

Está sendo aguardado ainda a chegada do que foi apreendido em Presidente Prudente (SP) e Curitiba (PR). Na cidade paulista, o mandado de busca e apreensão foi cumprido na empresa Encalso, que executa serviços em Mato Grosso do Sul. Nas cidades do Paraná, a informação é de que também as apreensões foram feitas nas sedes de empresas que venceram licitações no Estado para realizar obras rodoviárias e que são alvos da investigação da Lama Asfáltica.

Não foi informado se o empresário Flávio Henrique Garcia já prestou depoimento. Pelo que foi apurado, ele é cunhado de Edson Giroto e a empresa dele teria sido favorecido no certame em que foi contratado para fazer a manutenção de estradas pavimentadas e não pavimentadas em Nova Andradina, a 297 km de Campo Grande. O contrato é de R$ 10.375.039,80.

A Operação Fazendas de Lama mobilizou 201 policiais federais, 28 servidores da CGU (Controladoria-Geral da União) e 44 da Receita Federal. Foram cumpridos 15 mandados de prisão temporária, 28 mandados de busca e apreensão e 24 de sequestro de bens. Essa é a segunda fase da Lama Asfáltica, deflagrada no dia 9 de julho do ano passado.

Nas duas fases da investigação foram apurados o desvio de R$ 44 milhões por meio de superfaturamento, fraudes em licitação e pagamento por serviço não executado ou feito com qualidade abaixo do contratado. Segundo os investigadores, o dinheiro era “lavado” principalmente em compra de imóveis, especialmente fazendas.

Dos 15 presos na Fazendas da Lama, três mulheres conseguiram ontem à noite o cumprimento da prisão temporária em regime domiciliar. Os homens continuam nas celas da Denar (Delegacia Especialização de Repressão a Narcóticos)

Nos siga no Google Notícias