ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Pressionado pelo MPE, Bernal amplia “3º turno” para aliviar falta de leitos

Lidiane Kober | 03/12/2013 17:55

Pressionado pelo MPE (Ministério Público Estadual), o prefeito Alcides Bernal (PP) decidiu levar o Programa “3º Turno” à Santa Casa para tentar aliviar a falta de leitos hospitalares. Amanhã (4), acaba o prazo dado à prefeitura pela promotora de Justiça de Saúde, Filomena Aparecida Depólito, para solucionar o problema na Capital.

De acordo com o presidente da Santa Casa, Wilson Teslenco, na semana passada, o “staff” da secretaria municipal de Saúde foi ao hospital para discutir medidas a fim de abrir mais leitos em Campo Grande e tentar minimizar a superlotação nas instituições de saúde.

“A prefeitura anunciou a criação do 3º turno na Santa Casa, vamos imobilizar pacientes, mandar para casa, com data de retorno, a fim de realizar os procedimentos cirúrgicos em três mutirões, previstos por semana”, relatou Teslenco.

O programa começou a ser realizado ontem (2) no hospital. De acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa, 11 pacientes foram para casa e retornarão na semana que vem para efetivar a cirurgia.

Para Teslenco, a medida vai “aliviar a demanda”. “Hoje, o nosso grande problema são os pacientes que ficam a espera da cirurgia, eles acabam ocupando leitos que poderiam estar abertos para outros”, explicou. Só ontem, por exemplo, 37 pessoas estavam à espera de cirurgia. Hoje, a fila é de 33 pacientes.

Mortes – No último sábado (30), a falta de CTI (Centro de Tratamento Intensivo) rendeu mais uma morte em Campo Grande. Creonilda Coelho de Lima, 45 anos, ficou quatro dias no posto de saúde do Bairro Coophavila à espera de um leito. De acordo com o laudo médico, a morte foi causada por pneumonia e tuberculose.

O caso não é o primeiro e, por isso, a promotora de Justiça de Saúde deu, dia 20 de novembro, 10 dias para o prefeito e o secretário municipal de Saúde, Ivandro Corrêa Fonseca, solucionarem a falta de leitos hospitalares pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O objetivo é acabar com o caos no sistema de emergência, que está obrigando a rede pública a improvisar UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) nos postos de saúde.

Segundo a promotora, a superlotação dos estabelecimentos hospitalares e a falta de leitos, normais e nas UTIs, impossibilita a prestação de serviços de urgência e emergência, colocando em risco a vida dos pacientes.

Questionada se a prefeitura antecipou uma solução para o problema, a assessoria de imprensa do MPE informou que a promotora só irá se manifestar sobre o caso após o encerramento do prazo, nesta quarta-feira. A assessoria de imprensa da secretaria de Saúde, por sua vez, respondeu que a “Sesau está finalizando o documento que será encaminhado ao Ministério Público - ainda está dentro do prazo”.

Nos siga no Google Notícias