ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Prevenção evitaria superlotação da ortopedia da Santa Casa, diz OAB/MS

Bruno Chaves | 22/11/2013 13:14

Durante reunião do Conselho Local de Saúde da Santa Casa, realizada ontem (21), que debateu o fluxo de atendimento da ortopedia e a regulação de vagas de atendimento ao trauma ortopédico, representante da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul) avaliou que a prevenção de acidentes é o melhor caminho para evitar a superlotação do setor.

De acordo com a presidente da Comissão de Saúde da OAB/MS, Flávia Robert Proença, a superlotação do hospital não pode ser creditada apenas à falta de estrutura física e de pessoal.

“O setor trabalha acima da capacidade, uma vez que a grande maioria dos atendimentos está relacionada com acidente envolvendo motocicletas de vítimas, muitas vezes, que estão sem habilitação, que praticam imprudência e fazem uso de álcool”, alertou a advogada.

Flávia ainda destacou que deve-se “abrir a possibilidade de debates com a sociedade, propor medidas efetivas na prevenção e fazer um alerta à população principalmente quanto à necessidade de fiscalização quanto à habilitação desses jovens e uso de álcool”.

Dados – Durante a reunião, dados do Mapa da Violência 2013, elaborado pelo Cebela (Centro Brasileiro de Estudos Latino Americanos), foram apresentados.

De acordo com o estudo, mais de 980 mil mortes por acidente no trânsito de 1980 a 2011 foram registradas no Brasil. As motos tiveram crescimento de 742,5% no período.

Conforme a assessoria da OAB/MS, em Mato Grosso do Sul, já foram registrados 5.448 atendimentos de vitimas de acidentes de trânsito na Santa Casa, só em 2013. Somente com motos, foram 3.912 casos, o que representa 71,8%.

Em Campo Grande, a Santa Casa é destino da maioria dos pacientes vítimas de trauma, o que faz com que o hospital tenha registro de superlotação frequente.

Nos siga no Google Notícias