ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Previdência do município abrirá "caixa preta" das contas a vereadores

Alberto Dias | 22/01/2017 16:57
Parte dos livros fiscais já separados no IMPCG e que seguirão para Câmara Municipal esta semana. (Foto: Direto das Ruas)
Parte dos livros fiscais já separados no IMPCG e que seguirão para Câmara Municipal esta semana. (Foto: Direto das Ruas)

Vereadores da Capital aguardam até a próxima quinta-feira (26) os livros fiscais com todo o movimento contábil dos últimos sete anos, realizado pelo IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande). O prazo foi dado pela comissão parlamentar designada para investigar suspeita de fraude e desvios financeiros que podem chegar a R$ 300 milhões na previdência do Município.

Ao Campo Grande News, o ex-deputado Lauro Davi, que está à frente do Instituto desde o início do ano, adiantou que o prazo requerido pelos seis vereadores que compõem a comissão deve ser cumprido. "Desde que chegou o ofício, em 11 de janeiro, estamos mobilizados e no que depender da gente será possível entregar tudo", afirmou. A maior dificuldade encontrada, segundo ele, refere-se aos anos de 2010 e 2011, quando os arquivos ainda não eram digitalizados.

Dentro do instituto, quatro funcionários separam os livros fiscais solicitados, de 2010 a 2016, e mais de 12 caixas já ocupam uma das salas. Dentro das caixas, cópias dos documentos são empilhadas e, ao final, tudo será enviado para a Câmara Municipal.

Na casa de leis, o passo seguinte, será auditar cada um dos documentos apresentados. Para tanto, a Comissão Especial para Acompanhamento e Reestruturação do IMPCG, criada em 1º de janeiro, deve se reunir durante a semana para traçar a metodologia e cronograma de trabalho.

Entre os seis integrantes, o único veterano, Lívio Leite (PSDB), informou à reportagem que devem pedir auxílio à assessoria contábil do legislativo municipal. Questionado se esta Comissão Especial poderá a se tornar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar supostos crimes, o tucano responde: "Sim, não está descartado, mas isso dependeria da votação dos vereadores". E a primeira sessão ordinária de 2017 acontece só em 15 de fevereiro.

"Vamos programar nossas ações mediante a apresentação desses relatórios", finalizou Lívio Leite. O grupo tem ainda como presidente e relator os enfermeiros vereadores Hederson Fritz (PSD) e Cida Amaral (PTN). Também participam Jeremias Flores (PT do B), Francisco Veterinário (PSB) e William Maksoud (PMN).

Como já reportado, objetivo é auditar as contas previdenciárias do município, frente a indícios de irregularidades que apontam perdas na ordem de R$ 300 milhões. A gestão anterior afirma que o déficit na arrecadação é o causador do "sumiço" do dinheiro.

No início de dezembro, reportagem denunciava que médicos, psicólogos e outros profissionais de saúde estavam deixando de atender pacientes do IMPCG. A justificativa dada pelos credenciados aos servidores municipais e seus dependentes era que a autarquia administrada pela prefeitura atrasa constantemente os pagamentos pelas consultas, procedimentos e tratamentos realizados. Conforme a administração, são mais de 26 mil beneficiários.

Nos siga no Google Notícias