ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Primeiro atendimento para casos de gripe suína deve ser nos postos, orienta Trad

Paula Vitorino | 21/06/2012 13:02
Prefeito participou da abertura da Cidade das Letras,nesta manhã. (Foto: Minamar Júnior)
Prefeito participou da abertura da Cidade das Letras,nesta manhã. (Foto: Minamar Júnior)

O Prefeito Nelson Trad Filho reafirmou durante evento nesta manhã que o município está preparado para cuidar da gripe H1N1 e ainda garantiu: a saúde pública está mais preparada para atender pacientes com sintomas, orientando que o primeiro atendimento de pessoas com sintomas seja feito nos postos.

“Mesmo para quem tem plano de saúde particular, o posto de saúde é o melhor para fazer o primeiro atendimento das pessoas com sintomas”, afirmou.

Segundo o prefeito, os médicos e funcionários das unidades de saúde estão preparados para atender os pacientes, diagnosticando rapidamente a gripe, fornecendo as melhores recomendações para o tratamento e verificando quem precisa tomar a vacina.

Ele ainda confirmou que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) cogita a possibilidade de comprar mais vacinas contra a gripe caso seja necessário.

“Por enquanto ainda temos vacina, mas se acabar e for preciso podemos, sim, comprar mais”, diz.

Mas mesmo que mais vacinas sejam compradas a imunização continuará sendo feita apenas nas pessoas de grupos considerados de risco - crianças até 2 anos, idosos, gestantes, trabalhadores na área de saúde, indígenas, pacientes hipertensos, diabéticos, renais crônicos, portadores do vírus HIV e também quem tiver doenças respiratórias crônicas e graves.

O prefeito também ressaltou que os números são preocupantes, mas que o problema não é só de Campo Grande, mas nacional, já que no período de inverno a propagação do vírus é maior.

“A Saúde está em alerta, não se brinca com a saúde”, frisa.

Até agora foram registradas duas mortes, 12 casos confirmados e 48 notificações de H1N1 em Campo Grande. A Sesau ainda investiga a morte de uma terceira vítima pela gripe.

Nos siga no Google Notícias