ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Processo para escolha de conselhereiros recebe inscrições até dia 29

Marta Ferreira | 19/04/2011 08:45

Estão abertas até o dia 29 de abril, sexta-feira da próxima semana, as inscrições para o processo de escolha dos conselheiros tutelares de Campo Grande.

O edital publicado exige que o candidato more em Campo Grande, sem prazo definido, tenha acima de 21 anos, tenha diploma de nível superior, demonstre ter experiência na atuação em entidades que lidem com crianças e adolescentes e comprove não ter sofrido punição durante o exercício da função de conselheiro tutelar nos últimos 5 anos.

Também é vedada a participação de pessoas que tem parentesco com os atuais conselhereiros.

Os candidatos vão passar por avaliação psicológica, prova escrita, entrevista e prova de informática. Ao fim dessas etapas, os mais bem classificados vão para a votação, aberta a toda a comunidade.

Para votar, é preciso ter mais de 16 anos, como em qualquer eleição no País.

Mandato prorrogado-Enquanto os novos conselheiros não são definidos, o mandado dos atuais conselheiros está prorrogado. Ele venceu o dia 3 de março, foi prorrogado até 25 de abril em razão do atraso no processo de seleção dos substitutos, que chegou a começar mas foi suspenso, e depois novamente adiado, sem prazo estabelecido.

A suspensão do processo que estava em curso foi definida no dia no dia 10 de março pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em atendimento a recomendação do promotor Paulo Henrique Iunes.

À época, o promotor explicou que havia recebido reclamação contra o processo seletivo e, a partir dela, foram analisados as regras e identificados itens que significam descumprimento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e da lei municipal de 2007 tratando das regras para a escolha dos integrantes dos órgãos.

O processo também não havia atraído candidatos suficientes para preencher as vagas existentes. São 15 vagas de titular e 30 de suplentes, mas apenas 28 candidatos tinham conseguido aprovação.

O edital anterior foi cancelado porque, segundo o MPE, descumpria as leis que regem os conselhos tutelares. Uma das regras, por exemplo, exigia domicílio na cidade de no mínimo 2 anos, o que não está previsto em lei.

Além disso, os candidatos tiveram de passar por um curso preparatório, obrigatoriedade que também extrapola a lei. Agora, o curso será oferecido após a definição dos conselheiros, antes da posse, prevista para 23 de julho.

Nos siga no Google Notícias