ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Procon alerta para cobrança indevida de taxa de matrícula em escolas

Viviane Oliveira | 10/12/2011 21:05

Com o término das aulas pais e alunos devem ficar atentos às mudanças nas instituições de ensino (escolas, faculdades e universidades). O Procon/MS alerta que antes de fazer a matricula é preciso avaliar o que está sendo cobrado.

O superintende do Procon/MS, Lamartine Ribeiro, lembra que é proibido no Brasil a cobrança de taxa de matrícula. Conforme ele, este valor deve estar embutido no preço total da educação referente ao ano.

“Procure saber qual o valor anual pago, referente à série que o aluno vai cursar. Desta forma, o consumidor poderá saber em quantas mensalidades a instituição dividirá o valor do serviço e a matrícula deve corresponder a uma destas mensalidades. Qualquer valor a mais, deve ser denunciado”, explicou.

Outro ponto é a lista de materiais. As instituições não podem estabelecer a compra de materiais que não sejam para uso didático. O colégio não pode colocar na lista produtos como detergente e papel higiênico, por exemplo, se eles não estiverem dentro de um contexto pedagógico.

Conforme Lamartine é importante lembrar que as escolas podem recusar matricula ou rematricula caso o aluno esteja inadimplente.

“É proibido durante a prestação do serviço, criar qualquer meio para forçar o pagamento de mensalidades em atraso, proibindo o aluno, que não está em dia com as mensalidades de fazer prova”, finaliza.

Para mais informações o consumidor pode acessar o site do Procon/MS ou ligar no número 151.

Nos siga no Google Notícias