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Capital

Procon registra aumento de 3 mil atendimentos nos últimos 6 meses

Paula Maciulevicius | 09/12/2012 13:34
Procon passa a atender até 22h a partir desta segunda-feira. (Foto: Edemir Rodrigues/Governo do Estado)
Procon passa a atender até 22h a partir desta segunda-feira. (Foto: Edemir Rodrigues/Governo do Estado)

O Procon registrou aumento de quase três mil atendimentos entre julho e novembro deste ano, a maioria são assuntos financeiros, seguidos dos serviços essenciais como água, energia e telefonia.

A comparação é com o mesmo período do ano passado, quando foram realizados 15,4 mil atendimentos. Neste ano, novembro fechou o semestre com 17,9 mil consumidores atendidos. Na liderança de reclamações, os serviços financeiros correspondem a 8,7 mil dos casos de atendimentos, enquanto os considerados essenciais contabilizaram 4,4 mil e as questões de produtos, 2,1 mil.

Para o superintendente do Procon, Alexandre Rezende, os dados maiores deste ano, são reflexo da credibilidade que o consumidor tem na instituição. “Este aumento demonstra a confiança que os consumidores têm no Procon, isso se deve ao atendimento sério de eficiência que estamos realizando”, comenta.

O Procon também registrou um acréscimo significativo dos processos finalizados. Durante o último semestre deste ano a instituição finalizou 5,2 mil processos, sendo que no mesmo período de 2011 foram 2,5 mil. Já o índice de resolução se manteve em 80%. “Estes dados refletem algumas alterações no procedimento da tramitação, nós diminuímos a burocracia, sem desrespeitar a lei e isto permitiu que os processos tramitassem de forma célere. Este aumento é fundamental para acabar com a sensação de impunidade para com os fornecedores”, comenta o superintendente.

Novo horário – Para atender a demanda de aumento do consumo neste final de ano, o Procon terá horário de funcionamento diferenciado. A partir desta segunda-feira (10), até sábado (22), o atendimento será até 22 horas. No dia 24, véspera de Natal, o Procon atenderá até 20 horas; e na véspera do ano novo (31), até 18 horas.

A sede do Procon fica na rua 13 de Junho, 930, no Centro. O telefone para reclamações é o 151.

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