ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Produção de roupas de crochê se transforma em fonte de renda para detentas

Flávia Lima | 06/07/2015 12:34
Detentas investem em curso de crochê para fomentar a renda. (Foto:Divulgação)
Detentas investem em curso de crochê para fomentar a renda. (Foto:Divulgação)

Um curso oferecido através de parceria entre a Funsat (Fundação Social do Trabalho) e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) está possibilitando a 16 detentas do Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi", a oportunidade de produzir peças de crochê com o objetivo de complementar a fonte de renda ou até mesmo transformar o trabalho em atividade profissional.

A capacitação está sendo oferecida às mulheres que já trabalham com a produção de artesanato no presídio e totaliza 56 horas. A qualificação envolve desde a noção de tamanhos à estrutura do vestuário. “Como elas já têm conhecimento de crochê, focamos na confecção em si”, explica a instrutora da Funsat, Arlete Televatti Ferreira, destacando que as alunas trabalham com linha, barbante e lã. “Tem como elas conseguirem uma boa renda com esse trabalho, isso vai depender da beleza e acabamento das peças”, comenta.

De acordo com a diretora do Estabelecimento Penal, Mari Jane Boleti Carrilho, a escolha por custodiadas que já trabalham com crochê no presídio para participar da qualificação tem como objetivo garantir a efetividade no aprendizado, além de aperfeiçoar e ampliar as oportunidades das participantes.

Além do curso foi oferecido às detentas um ciclo de três palestras, ministradas pela professora Malvina Marta Arruda, com temas voltados ao mercado de trabalho e relação interpessoal.

Nos siga no Google Notícias