ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Professores ameaçam parar Instituto Mirim, em protesto contra diretoria

Ângela Kempfer e Flávia Lima | 20/03/2015 11:17
Protesto na manhã de hoje no Horto Florestal. (Foto: Marcelo Calazans)
Protesto na manhã de hoje no Horto Florestal. (Foto: Marcelo Calazans)

Dos 26 professores do Instituto Mirim de Campo Grande, 16 fazem protesto no Horto Florestal pedindo a saída da presidente da entidade, Mozania Ferreira Campos, que ocupa o posto desde a administração de Alcides Bernal (PP).

A informação é de que todos os funcionários devem parar a partir das 12 horas, por tempo indeterminado, deixando cerca de mil adolescentes sem aulas a partir de hoje. O grupo alega perseguição e garante que, inclusive, foram instaladas câmeras para monitorar os trabalhadores dentro das instalações do Instituto.

Havia um acordo com o MPE (Ministério Público Estadual) para eleições de novo presidente em 15 de abril, mas os professores não querem esperar. Segundo eles, Mozania tem reforçado o número de aliados para garantir vitória no próximo mês.

A escolha será feita por conselho formado por funcionários e comunidade. Mas segundo os manifestantes, para atingir maioria de votos, a presidente indicou pessoas, sem aprovação prévia.

A professora Edir Monteiro, porta-voz do grupo, diz não ter dúvidas da perseguição e acusa a presidente atual de indicar “100 pessoas, no prazo de duas semanas, para garantir a permanência dela, mesmo sem submeter os nomes à assembleia”.

Outra denúncia é de que alguns membros indicados pelo prefeito Gilmar Olarte (PP), que fazem oposição a Mozania foram excluídos do conselho, de forma arbitraria.

Para participar, eles precisam estar na lista de colaboradores, com contribuição mensal em dinheiro ao Instituto. Mas alegam que desde o ano passado, a presidência parou de emitir boletos de pagamento e, após 3 meses, fez a exclusão de opositores, que perderam assim o direito de voto nas eleições de abril.

A professora Mônica Pinheiro conta que foi associada por mais de 3 anos, mas desde o final de 2014 deixou de receber boleto. “Sempre que a gente procurava, diziam que não precisava mais contribuir. Só consegui o boleto, porque eu mesmo corri atrás para continuar pagar”, relata.

O assessor jurídico do Instituto, Wilton Acosta, acompanha a manifestação e tentou argumentar para a volta ao trabalho, garantindo que haverá troca de poder. Como a resposta foi negativa, avisou que o grupo pode ser punido. “Todo o grupo pode ser demitido e outros contratados”, alertou.

Apesar da ameaça, os manifestantes dizem que só vão deixar o local e retomar as atividades depois de uma conversa com o secretário de Administração de Campo Grande, Wilson do Prado.

Nos siga no Google Notícias