ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Profissionais da saúde são homenageados na Assembleia Legislativa

Vinícius Squinelo | 28/10/2013 21:53

Personalidades que se destacaram na área da saúde em Mato Grosso do Sul recebem nesta terça-feira (29), a partir das 19h, a Comenda Vespasiano Barbosa Martins. A sessão solene é uma proposição da deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), que também é autora do projeto de resolução 050/12, instituindo a comenda. Para Mara Caseiro, a honraria é "uma forma de homenagear todos os profissionais da área da saúde como prova e reconhecimento da dedicação com que trabalham para cuidar bem da nossa gente". A propositora da solenidade irá homenagear Alfredo Arruda, Cecília Helena Caseiro de Oliveira, Christina Paula Naste Shirado, Karin Taise Matsuoca, Nelson Trad Filho, Nilo Sérgio Laureano Leme e Renato Barbosa de Rezende.

Luiz Carlos Cristaldo Ribeiro e Ricardo Alexandre Corrêa Bueno recebem a comenda por indicação do deputado Amarildo Cruz (PT), o deputado Eduardo Rocha (PMDB) indicou Irmã Aurélia Brioschi e Eliane Cristina Figueiredo Brilhante. O deputado George Takimoto (PDT) indicou Sebastião Nogueira Faria e Wilson Rodrigues de França e o deputado Junior Mochi (PMDB) indicou Abadia Gomes dos Santos. Também serão agraciados Adão Dauzacker (Laerte Tetila - PT), Maria Aparecida Pires de Carvalho e Vera Lúcia de Melo Matos (Lauro Davi - PROS), Eliane Cristina Fernandes Baez Sarti e Leika Aparecida Ishiyama Geniole (Lidio Lopes - PEN), Ed Carlo Britto Burgatt e Lívio Viana de Oliveira Leite (Marcio Monteiro - PSDB), Mariney Santana dos Santos (Marquinhos Trad - PMDB) e Iraci Marques Vendramini (Paulo Corrêa - PR).

Comenda - Vespasiano Barbosa Martins nasceu no Distrito de Vacaria (MT). Médico de formação, foi prefeito de Campo Grande por três vezes, governador da Revolução Constitucionalista de 1932 e senador por dois mandatos pelo então Estado de Mato Grosso. Em 1936, Vespasiano foi vítima de um atentado, que o feriu gravemente e ao senador João Vilas Boas. O crime foi encomendado por Mário Correia da Costa, então governador do Mato Grosso, incomodado pela crescente oposição da Aliança Mato-Grossense. Ele foi atingido por três tiros, um no braço esquerdo, um no ombro direito e outro na coxa, mas sobreviveu. Em 1952, teve um enfarte que comprometeu grande parte de seu coração. Retirou-se da vida pública três anos depois, quando acabou seu último mandato como senador. Vespasiano faleceu em janeiro de 1965, em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias