ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Projeto cria “botão do pânico” para proteger mulher vítima de violência

Lidiane Kober e Kleber Clajus | 11/02/2014 13:33

Aprovado nesta terça-feira (11) por unanimidade na Câmara Municipal, projeto cria “botão do pânico” para proteger mulheres vítimas de violência em Campo Grande. O plano é assegurar a elas um GPS e um áudio para serem acionados assim que os agressores desrespeitarem medida preventiva e se aproximarem das vítimas.

De autoria da vereadora Rose Modesto (PSDB) e batizado de Programa de Proteção à Mulher, o projeto visa reduzir os índices de violência. “Só no início do ano seis mulheres morreram vítima de violência”, comentou a vereadora.

Em 2013, de acordo com dados da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), foram registrados 72 estupros, número 10% menor do que em 2012, quando 80 casos foram constatados. A estatística aumenta para 100% quando se trata de assassinatos de mulheres pelo companheiro. São três casos em 2012 contra seis homicídios no ano seguinte.

De acordo com a vereadora, a Prefeitura de Campo Grande terá 90 dias para regulamentar o projeto. “Minha sugestão é que fique a cargo da Guarda Municipal monitorar o dispositivo do pânico”, acrescentou Rose.

Ela, no entanto, não previu no projeto de onde a prefeitura irá tirar os recursos para bancar a proposta. “O programa já existe em Vitória e nos inspiramos nele”, completou a vereadora.

Pela Lei Maria da Penha, a mulher tem o direito de conseguir medida preventiva para evitar a aproximação dos agressores. A norma, no entanto, não apresenta meios efetivos de afastar de vez os acusados de violência das vítimas.

Nos siga no Google Notícias