ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Projeto da fábrica de tablet não sai do papel e prefeitura pode retomar área

Flavio Paes | 14/09/2015 21:55

O ambicioso projeto de uma fábrica (na verdade uma montadora) que produziria 300 mil equipamentos de informática por ano, incluindo tablets, notebooks, netbooks e desktops,além de celulares, praticamente se inviabilizou.
A empresa responsável pelo empreendimento  não conseguiu obter  junto ao FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste), o empréstimo de R$ 220 milhões que pleiteou. O Banco do Brasil(agente financeiro do crédito) considerou insuficientes as garantias oferecidas pela Uninter, universidade que teria uma parceria com multinacional GIGABYTE Technologies, de Tawain, da qual importaria a tecnologia e os componentes.

A Uninter chegou a montar uma unidade experimental num salão alugado na Avenida Tamandaré, onde por algum tempo treinou funcionários a atuar na montagem mensal de 60 peças com componentes importados de Formosa.
Em março de 2012 foi lançada a pedra fundamental num evento realizado em março de 2012, com a presença do então governador André Puccinelli, do ex-prefeito Nelson Trad, lideranças empresariais, além dos proprietários da empresa.

Segundo o ex-secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Natal Baglioni, o prazo para o início do empreendimento (que foi relançado em março do ano passado) terminou em dezembro, quando transcorreram os 180 dias desde a assinatura do termo de compromisso assinado pela Prefeitura para cessão da área.
Como o empreendimento não foi iniciado neste prazo, o município pode a qualquer outro momento retomar a área e dar ela outra destinação. Hoje os 4,5 hectares estão tomados pelo matagal, que praticamente encobriu a pedra fundamental.

Além do projeto da fábrica de produtos de informática, outros dois empreendimentos também foram cancelados e a Prefeitura já iniciou o processo de retomada das áreas. O município reincorporou ao seu patrimônio um hectare que havia sido doado para a Imperial Distribuidora de Petróleo (que pretendia investir R$ 2 milhões) e 50 hectares às margens do macro-anel rodoviário aonde chegou a ser implantada uma siderúrgica da Vetorial, que fechou o empreendimento

Nos siga no Google Notícias