ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Projeto em bairro violento mira em jovens para trocar rua por cursos

Escolha foi devido ao alto índice de violência, baixa renda e famílias em situação de risco social

Aline dos Santos e Leonardo Rocha | 23/02/2017 10:10
Programa oferece atividade para crianças no Jardim Noroeste. (Foto: Marcos Ermínio)
Programa oferece atividade para crianças no Jardim Noroeste. (Foto: Marcos Ermínio)
"Aqui tem muitos jovens que não têm opção de lazer", afirma a secretária Elisa (Foto: Marcos Ermínio)
"Aqui tem muitos jovens que não têm opção de lazer", afirma a secretária Elisa (Foto: Marcos Ermínio)

Com investimento de R$ 400 mil e capacidade de 3.500 atendimentos por mês, o Programa Rede Solidária, que chega ao Jardim Noroeste, em Campo Grande, mira os jovens para que troquem os perigosos atrativos das ruas por cursos de qualificação profissional.

“Aqui tem muitos jovens que não têm opção de lazer. É um bairro carente e tem que deixar longe das ruas e das drogas. As inscrições estão abertas e temos muitos cursos à disposição”, afirma a titular da Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), Elisa Cléia Nobre.

A unidade “Iria Leite Vieira” oferece cursos desde de dezembro, mas, nesta quinta-feira (dia 23), acontece a inauguração do espaço, com presença maciça de políticos. O bairro, na saída para Três Lagoas, foi escolhido devido ao alto índice de violência, baixa renda e famílias em situação de risco social. A região tem 13 mil moradores.

Com 7,2 mil metros quadrados, sendo 2.338 metros quadrados de área construída, a expectativa é atender entre 800 e 1.200 famílias. O local oferece reforço escolar, cultura, esporte, palestras sobre saúde e prevenção e cursos.

De acordo com a secretária, a maioria dos cursos é em parceria com o Sistema S. “Houve parceria com a iniciativa privada, doação de materiais, disponibilização de mão de obra e grupo de voluntários. As oficinas duram, em média, três meses. Enquanto os cursos de qualificação tem duração de dois meses.

São oferecidos cursos de eletricista, padeiro, auxiliar administrativo, operador de computador e corte e costura.

As atividades são para todas as faixas etárias. Segundo a diretora da unidade, Juliana Tunes, as crianças terão cursos de capoeira, balé, futebol e karatê. Enquanto a terceira idade tem as seguintes opções: capoterapia (capoeira com terapia) e percussão.

Autoestima - Mirian Souza , 40 anos, que trabalha como cuidadora, afirma que o projeto eleva a autoestima das pessoas. “A região tem pouca área de lazer. É o primeiro grande projeto no Noroeste. Vou analisar os cursos e me inscrever”, diz.

Moradora no Vivenda do Parque, Carla Tawana, 32 anos, conta que a região é desassistida pelo poder público. “Me interessei pelo curso de panificação. Muitas famílias vão ficar felizes em colocar os filhos”, afirma.

O vigilante Amarildo Garcia, 53 anos, tem dois filhos especiais. Ele recebe Vale Renda e foi convidado para participar da inauguração. “É uma oportunidade importante para os jovens”, afirma.

Encravado entre um aterro de entulhos (fechado em dezembro) e um complexo penitenciário, o Jardim Noroeste também é cenário de uma explosão imobiliária. Com registro de parcelamento na prefeitura de Campo Grande desde 1963, bairro tem ilhas de asfalto cercadas por mar de lama.

Serviço – Quem quiser participar das atividades pode ir ao local ou entrar em contato por meio do telefone (67) 3344-0870. A unidade fica localizada rua da Conquista, 649, Jardim Noroeste. Na Capital, a primeira unidade do programa do governo do Estado funciona no bairro Dom Antônio Barbosa.

Curso e costura é um dos cursos profissionalizantes. (Foto: Marcos Ermínio)
Curso e costura é um dos cursos profissionalizantes. (Foto: Marcos Ermínio)
Unidade funciona desde de 2016, mas teve inauguração oficial hoje. (Foto: Marcos Ermínio)
Unidade funciona desde de 2016, mas teve inauguração oficial hoje. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias