ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Projeto Florestinha completa 21 anos de sucesso e valor da disciplina

Mariana Lopes | 22/11/2013 18:15
Crianças são contempladas por projeto da PMA na Capital (Foto: João Garrigó)
Crianças são contempladas por projeto da PMA na Capital (Foto: João Garrigó)

Atualmente com 60 alunos e mais de 5 mil egressos , o Projeto Florestinha, da Polícia Militar Ambiental de Mato Groso do Sul, comemora neste mês 21 anos de existência.

Na tarde de hoje (22), a programação contou com duas palestras aos alunos. A primeira foi do ex-florestinha Willian Leite, 25 anos, que participou do projeto até os 16 anos e hoje é acadêmico de Jornalismo.

Entre palavras de motivação e experiência, a mensagem que o jovem quis deixar é sobre a importância que o projeto teve na vida dele. “Foi da orientação que recebi no projeto que descobri a minha vocação pelo Jornalismo, lá também aprendi que preciso ter disciplina para fazer as coisas de maneira correta”, comenta Willian.

De outra perspectiva, o promotor da Vara da Infância e da Juventude de Campo Grande, Sérgio Harfouche, levou aos alunos a realidade dos efeitos da indisciplina. “Ser indisciplinado se aproxima muito de ser infrator, então é melhor tratar disso na escola do que deixar virar um processo, garanto que ter que ir até a minha sala por problemas deste tipo não é muito legal”, comenta o promotor.

Assim como em um exército, os alunos do Florestinha também seguem uma patente e precisam fazer por onde alcançar uma promoção. Aos 14 anos, Brennon de Souza Quintino é 1º tenente e, com a ajuda do projeto, descobriu a vocação, quer ser policial militar.

“O que aprendi de disciplina foi aqui, para chegar à minha patente não foi fácil, tive que fazer por onde merecer”, ressalta Brennon.

Solenidade lembrou dos 21 de criação do programa nesta sexta-feira (Foto; João Garrigó)
Solenidade lembrou dos 21 de criação do programa nesta sexta-feira (Foto; João Garrigó)

Atividades – Dentro das atividades em comemoração aos 21 anos, o Projeto Florestinha atendeu, na semana passada, alunos de escolas de Nova Andradina, cidade distante 300 quilômetros de Campo Grande.

Na próxima semana, o projeto leva as oficinas a escolas de Niviraí, a 366 quilômetros da Capital. Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

Nas visitas, os alunos do projeto levam educação ambiental a crianças e adolescentes de escolas públicas, com oficinas e palestras.

Os temas são diversos, como reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos; plantio de mudas, desmatamento, erosões e importância da flora; visitação ao museu de animais e peixes empalhados, com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres.

Outro tema é sobre a Casa da Energia, com maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia; e apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos.

Nos siga no Google Notícias