ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Projeto prevê uso de drone em operações de segurança da Guarda Municipal

Medida vai ser votada em segunda discussão na Câmara Municipal na próxima semana

Mayara Bueno | 09/09/2017 13:27
Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: João Paulo Gonçalves/Arquivo).
Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: João Paulo Gonçalves/Arquivo).

Projeto de lei na Câmara Municipal de Campo Grande prevê que a Guarda Civil, ligada à Prefeitura da Capital, utilize drones - veículo aéreo não tripulado - em operações de segurança. A proposta será votada em segunda discussão na sessão da próxima terça-feira, dia 12, no Legislativo municipal.

O texto, no entanto, apenas autoriza o município a adotar a medida, não impõe, mesmo se ele for aprovado na Câmara. De acordo com o projeto, a previsão é que a prefeitura regulamente a lei, ou seja, organize de qual forma será executada.

Para o vereador que apresentou a medida, Wellington de Oliveira (PSDB), o projeto se justifica em virtude do "crescente aumento da marginalidade, que causa insegurança à população".

Nestes casos, o Poder Público precisa promover ações "veladas e ostensivas" utilizando os meios tecnológicos como forma de coibir os números de violência.

Ainda conforme o texto, o uso de drone tem o intuito de fiscalizar bairros e comunidades de difícil acesso, ruas, praças e parques. "A adoção da tecnologia é mais uma opção na prevenção e combate a criminalidade na Segurança Pública Municipal, bem como instrumento de tomada de decisão em eventos críticos".

Ainda justifica que, com a utilização do drone, a Guarda Civil Municipal poderá ter visão de 360 graus sobre o cenário, analisando e proporcionando, desta forma, "inteligência em tempo real para a tomada de decisão em incidentes".

Nos siga no Google Notícias