ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Projeto que isenta IPTU de imóveis atingidos por enchentes é aprovado na Câmara

Renata Volpe Haddad | 15/07/2015 19:17
Projeto de lei que visa isentar de IPTU imóveis constantemente alagados, é aprovado por unanimidade. (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)
Projeto de lei que visa isentar de IPTU imóveis constantemente alagados, é aprovado por unanimidade. (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)

Projeto de lei para minimizar os estragos financeiros causados pelas enchentes, inundações ou alagamentos concedendo isenção ou remissão de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e taxas incidentes em Campo Grande, foi novamente votado e aprovado hoje por unanimidade pelos vereadores.

O projeto é do vereador Eduardo Romero (PtdoB), que já havia sido apresentado na Câmara Municipal, e sido aprovado por unanimidade, mas foi vetado pelo poder Executivo anteriormente, com a alegação de que a competência para legislar sobre tributos não é da Câmara de Vereadores.

Com isso, a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), fez um parecer jurídico demonstrando que dependendo do assunto a iniciativa pode, sim, partir do legislativo como é o caso da proposta do vereador. O projeto inicial foi elaborado em parceria com a Comissão de Meio Ambiente da Ordem.

Romero afirma que o cálculo do IPTU leva em conta as obras realizadas pelo prefeitura do município e é justificável as isenções quando a população tem prejuízos pela ineficiência dessas obras. "Quando andamos pelos bairros visitando e colhendo sugestões das pessoas ouvimos muitas reclamações e uma delas é sobre pagarem o IPTU e não terem planos de contenção de enchentes, por exemplo", explica.

Pelo texto, o benefício valerá para imóveis legalizados, construídos dentro dos parâmetros legais respeitando as normas existentes. A iniciativa do projeto integra ação governamental mais ampla de auxílio aos cidadãos vitimados, facilitando a recuperação e a reconstituição dos bens atingidos, de acordo com o vereador.

Nos siga no Google Notícias