ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Promotor confirma divergências, mas fica no Gaeco até o fim da Coffee Break

Flávia Lima | 28/12/2015 16:31
Procurador-geral adjunto Paulo Passos garante permanência do promotor Marcos Alex até o final dos  trabalhos da Coffee Break. (Foto:Gerson Walber)
Procurador-geral adjunto Paulo Passos garante permanência do promotor Marcos Alex até o final dos trabalhos da Coffee Break. (Foto:Gerson Walber)

Durante coletiva na tarde desta segunda-feira (28), o procurador-geral adjunto do MPE (Ministério Público Estadual), Paulo Cezar dos Passos, afirmou que o promotor Marcos Alex Vera de Oliveira vai continuar no comando do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) até a conclusão do relatório da operação Coffee Break, deflagrada em agosto e que investiga a compra de votos de vereadores para cassação do prefeito Alcides Bernal (PP), em março de 2014.

A possível saída do promotor da coordenação do grupo gerou comoção nas redes sociais e originou um protesto em frente ao MPE na manhã deste domingo, através de um abraço simbólico e carreata pela Avenida Afonso Pena.

Apesar de a saída de Marcos Alex da liderança do Gaeco ter sido solicitada por ele próprio em 2014, por questões pessoais, como ressaltou o procurador Paulo Passos na coletiva, rumores davam conta de que o promotor seria afastado devido a inconsistência do relatório da operação Coffe Break, o que teria gerado um conflito entre ele e o procurador-geral de Justiça, Humberto Brites. De férias, Marcos Alex não participou da coletiva, mas confirmou divergências através de nota.

Em nota lida por Passos, o MPE refuta as informações de que o trabalho de Marco Alex teria deixado a desejar e destaca que durante os três anos e quatro meses que o promotor atua à frente do Gaeco, “cumpriu relevantes serviços para o Ministério Público, o que é reconhecido pela sociedade”.

A nota, assinada pelo próprio Paulo Passos, destaca também que desde 2010, ainda na gestão do procurador-geral de Justiça Paulo Alberto de Oliveira, o MPE vem procurando imprimir uma nova faceta ao Gaeco, priorizando a atuação no combate aos crimes que lesam os cofres públicos.

Durante a leitura do texto, Passos destacou que “mudanças em postos de comando são comuns em todos as instituições”, porém Marcos Alex deixará o comando do Gaeco apenas depois da conclusão dos trabalhos da Cofee Break, com a adoção das medidas judiciais e responsabilização dos envolvidos.

Passos também revelou que o procurador-geral Humberto Brites convidou os promotores de Justiça Thalys Franklyn de Souza e Tiago Di Giulio Freire para integrarem a força-tarefa que apura os atos de corrupção na esfera criminal e de improbidade administrativa.

Ele destacou ainda que o relatório é apenas uma etapa do processo e que se forem necessárias, novas diligências devem ser feitas em janeiro. Sobre a divulgação do documento, Passos explicou que na época da divulgação não havia sigilo, por isso não considera que houve irregularidade.

Já em sua nota, o promotor Marcos Alex reconhece que houve problemas de comunicação em relação à operação, gerando divergências com a chefia do MPE. No entanto, ressalta que os problemas já foram resolvidos.

Passos afirmou que os trabalhos da Coffee Break devem ser concluídos em até 60 dias e que para evitar novas divergências, todas as informações sobre a operação serão repassadas apenas pela assessoria do MPE.

Nos siga no Google Notícias