ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Promotora espera decisão judicial para falar sobre internações irregulares

Eduardo Penedo | 27/11/2014 17:10
A promotora Filomena Fluminhan na tarde de hoje (27) durante audiência para discutir a crise na Saúde. ( Foto: Alcides Neto)
A promotora Filomena Fluminhan na tarde de hoje (27) durante audiência para discutir a crise na Saúde. ( Foto: Alcides Neto)

A promotora Filomena Aparecida Depólito Fluminhan, da 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública que recomendou que o número de leitos seja suficiente para os pacientes internados irregularmente, por mais de 24 horas, nas UPA(Unidades de Pronto Atendimento) e nos CRS 24 horas(Centros Regionais 24 Horas) não quis falar sobre essa recomendação que foi acatada pela Justiça, mas não e cumprida integralmente pelos centros de Saúde. “Estou aguardado uma decisão judicial. Prefiro não falar sobre essa situação agora”, explica à promotora durante audiência para discutir a situação da Saúde em Campo Grande.

A investigação, pela promotora Filomena Fluminhan, levou em consideração Inquérito Civil, número 02/2014, que inclui Relatório da Comissão Técnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul. O material aponta múltiplas irregularidades na assistência do doente mental em Campo Grande e a crescente demanda de pacientes no CAPS III.

O relatório revela que os casos de urgências e emergências psiquiátricos, atendidos nas UPAs, são realizados de forma precária, principalmente, pelo fato de as unidades de saúde, por não serem destinadas a atendimento prolongado de pacientes, não possuírem estrutura para a atenção especializada fundamental a esse tipo de demanda.
Com base no relatório, a promotora foi conferir in loco a situação e constatou a permanência, por até 10 dias, de doentes mentais nas UPAS e Centros Regionais de Saúde, justamente por falta de vagas no CAPS. Só no dia 13 de agosto, Filomena viu, na UPA, do Bairro Coronel Antonino, cinco pacientes psiquiátricos à espera de um leito no CAPS III.

Ela foi ainda nos bairros Universitário, Vila Almeida, Aero Ranho, Coophavilla II, Guanandy, Tiradentes, Moreninhas II e Nova Bahia, onde verificou as mesmas irregularidades. Nas unidades de saúde, a promotora constatou atendimento a pacientes mentais sem medicação e alimentação adequadas e submetidos a “contenção mecânica e em condições ultrajantes e indignas”.

Todas as constatações foram corroboradas por familiares, médicos e demais profissionais da saúde, ouvidos durante a investigação. Eles foram unânimes em afirmar que a situação gera agravos à saúde mental dos pacientes, uma vez que as instalações das UPAs e dos Centros Regionais não dispõem de estrutura física e de recursos humanos para atendimento de pacientes psiquiátricos por período superior a 24 horas.

Recomendação – Diante das irregularidades, a promotora assinou recomendação, publicada no Diário Oficial do MPE, para a Gestão Municipal de Saúde Pública, no prazo de 30 dias, ampliar a oferta de atendimentos em Centros de Atenção Psicossocial – Modalidade CAPS III. A orientação é para disponibilizar leitos de observação e/ou repouso para permanência de pacientes em quantidade suficiente no sentido de atender a demanda psiquiátrica de urgência.

O Ministério Público requisitou ainda a prefeitura e a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) que respondam em 10 dias, por escrito, as providências concretas efetivamente realizadas. Por último, a promotora frisa que “o não cumprimento fiel da recomendação importará na tomada das medidas judiciais que o Ministério Público Estadual entender cabíveis”.

Medidas – Por meio de nota da assessoria de imprensa, a Sesau informou que “já está trabalhando para cumprir a recomendação de abertura de leitos para atendimento nos CAPSs da rede”. Segundo a secretaria, “o processo de compra de enxoval para a implantação dos leitos já está em andamento e em algumas semanas a saúde mental contará com 20 leitos disponíveis.”

Nos siga no Google Notícias