A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 01 de Novembro de 2014

18/02/2013 07:28

Pronatec abre inscrições para cursos gratuitos de formação profissional

Mariana Tokarnia, da Agência Brasil

Estão abertas, a partir de hoje (18), as inscrições para cursos gratuitos de formação profissional oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A inscrição é feita no site do programa.

Veja Mais
Corpo de homem atropelado no rodoanel ainda não foi identificado
Homens que bateram carro roubado em árvore também tentaram levar S10 para fugir

Os cursos são ministrados pelos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, centros federais de Educação Tecnológica e entidades do Sistema S (serviços nacionais de aprendizagem). Os interessados podem conferir a lista dos cursos ofertados na internet.

Caso não encontre a vaga pretendida no momento da inscrição, o candidato pode indicar até três cursos de interesse. Quando houver vaga disponível em algum deles, será notificado por e-mail para fazer a inscrição, também pela internet. Ao confirmar a inscrição, o estudante terá dois dias úteis para comparecer à unidade de ensino e confirmar a matrícula. Neste ano, estão previstos 2,3 milhões de vagas em 724.539 cursos técnicos e 1.565.682 vagas em cursos de formação inicial e continuada.

Podem se inscrever trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; povos indígenas; comunidades quilombolas; adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; desempregados; pessoas com deficiência; pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico; praças do Exército e da Aeronáutica com baixa do Serviço Militar ou atiradores; estudantes matriculados no ensino médio em escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Um acordo firmado entre os ministérios da Educação (MEC) e da Justiça destinará este ano cerca de 35 mil vagas, com a possibilidade de chegar a 42 mil, a pessoas que cumprem pena de privação de liberdade. A prioridade será para aqueles que cumprem regime semiaberto. Esses alunos serão integrados a turmas formadas também por quem não cumpre pena de restrição de liberdade.

O Pronatec foi criado pelo governo federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Segundo o MEC, desde a criação, o programa atendeu a 2,5 milhões de brasileiros. Até 2014, a meta é oferecer cursos técnicos e de formação inicial e continuada a 8 milhões de estudantes e trabalhadores.

Veja Também
Corpo de homem atropelado no rodoanel ainda não foi identificado
Ainda é mistério a identificação de um homem encontrado morto na BR-262, na saída de Campo Grande para Sidrolândia, na noite de ontem (31). De acordo...
Homens que bateram carro roubado em árvore também tentaram levar S10 para fugir
Os dois assaltantes que se deram mal no fim da noite de ontem (31) depois de roubar uma Pajero Dakar e ter a ação frustrada após colidir o carro em u...
Comerciante reage a assalto e sai ileso após três disparos de ladrões
Um homem de 43 anos, por pouco, não foi vítima de uma tragédia na madrugada deste sábado (1º), na Vila Olinda, em Campo Grande. Enquanto fechava o co...


gostaria e fazer curso técnico axiliar administrativo ou gestão em logistica
 
izabel conte de souza em 02/08/2013 16:08:25
Gostaria de saber como envio curriculo, para onde enviar ou levar pessoalmente. Atuo como professora no Projovem trabalhador ,pela Fapec cursos de administração e comércio.
 
Rosemeire da C.R em 19/07/2013 16:29:45
precisamos de mais cursos.
 
raquel de oliveira em 14/05/2013 10:07:36
Verdade, impossível de fazer !! hehehe'
 
Késya Oliveira em 19/02/2013 16:09:24
Tbm nao consegui... rsrs
 
Patricia Ferreira em 19/02/2013 15:44:47
O engraçado é que as inscrições estão abertas, porém o site está com problema...
 
Katyelle Fernandes em 18/02/2013 23:03:02
se alguém conseguiu fazer a inscrição me fale como, não consegui abrir a parte para cadastrar.
 
Marisa Aluchna em 18/02/2013 20:53:02
imagem transparente

Desenvolvido por Idalus Internet Solutions