ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

PS da Santa Casa também adota sinalização com tempo máximo para espera

Flávia Lima | 09/02/2016 17:57

O pronto socorro da Santa Casa da Capital também passou a utilizar sinalização de tempo de espera, que segue o protocolo de Manchester, e que já é utilizado pelo hospital. Pelo protocolo, após uma triagem baseada nos sintomas do paciente, o mesmo recebe uma classificação por um sistema de cores com cada uma correspondendo à gravidade do caso e a recomendação do tempo máximo para o atendimento.

O sistema abrange cinco cores partindo dos casos mais graves com a cor vermelha para "emergência", passando pela alaranjada, amarela, verde e azul em uma escala decrescente de gravidade.

Com a instalação de placas informativas do protocolo adotado, a Santa Casa mantém os pacientes informados quanto a espera máxima a que será submetido

O que determina a ordem de atendimento é a necessidade e a urgência imposta pela enfermidade, segundo explica o médico responsável pelo Pronto Socorro Adulto, Alex Cunha Alonso.

A classificação é feita de forma técnica, e atribui aos casos mais graves a "emergência" com a cor vermelha e atendimento imediato. Aos casos classificados "muito urgentes" a cor alaranjada com um tempo de espera para atendimento recomendado de dez minutos, aos casos classificados como "urgentes" com a cor amarela e tempo de espera para atendimento recomendado de uma hora.

Os doentes cujo estado recebe a classificação "pouco urgente" com a cor verde têm o tempo de espera para atendimento recomendado de duas horas e, finalmente os classificados como "não urgente" com a cor azul que têm o tempo de espera para atendimento recomendado de quatro horas.

Nos siga no Google Notícias