ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Radiologista diz que Betina Siufi escolhia o que iria funcionar no HU

Helton Verão e Jéssica Benitez | 04/07/2013 19:31
Com a palavra, Regina acusa Célia, Dorsa e Betina Siufi (Foto: João Garrigó)
Com a palavra, Regina acusa Célia, Dorsa e Betina Siufi (Foto: João Garrigó)

Após iniciar a acareação com um jogo de empurra sobre as responsabilidades do Hospital Universitário, o ex-diretor José Carlos Dorsa e a reitora da Universidade Federal, Célia Maria enfrentaram uma “adversária”, a física nuclear Regina Prestes, que é responsável da radiologia do hospital. Ela revelou gravações e um e-mail onde Betina Siufi escolhia o que iria "faltar" no HU para favorecer as clinica de sua família.

Regina apresentou uma cópia de e-mail em que Betina apresenta uma lista de equipamentos que não devem ser comprados, ao assessor da reitora, o médico Arthur Koga. Assim, obrigando os pacientes a se dirigirem a clínica Neorad, de seu pai, Adalberto Siufi.

“A Betina quem decidia o que ia funcionar ou não no HU”, acusou Regina. A física nuclear entregou também um CD com uma gravação de uma conversa com um editor e uma repórter de um jornal da Capital onde ela pede uma retratação sobre ela em uma matéria. O pedido é negado e em seguida o editor diz que dias atrás homens de branco decidiram ali naquela mesma mesa que uma nova clínica foi aberta na cidade e deveria ter os lucros.

“Estou recebendo ameaças de morte por falar as verdades. Não vou fugir, pois não devo nada a ninguém, existem outras pessoas que precisam ter vergonha de sair na rua”, avisa Regina Prestes que atualmente precisa de segurança da Polícia Federal em razão das ameaças.

“Não entendo uma direção que quer salvar a radiologia, dispensar os médicos, eram nove profissionais e ficaram só dois, o restante foi para a cardiologia”, avaliou Regina.

Segunda a radiologista, ela conhece Dorsa há 30 anos, foram colegas de profissão e quem teria indicado ele a reitora Célia, foi o vice-reitor João Ricardo e ela só o nomeou.

Após o desabafo, o ex-diretor a elogiou e disse que ela é uma guerreira, que desde 2006, antes de ele assumir a direção do HU, ela já batalhava por novos equipamentos e reforma na radiologia.

Sobre Célia, ela afirma que há três anos tenta falar com ela sobre questões do hospital e só foi ter contato com ela neste ano quando aconteceu as Força Tarefa Nacional que visitou os hospitais de Campo Grande.
Do outro lado, em depoimento dias atrás na oitiva, Célia disse que tanto que conversou com Regina que deu até o número de seu telefone particular. Versão negada pela médica física.

Por fim, Célia Maria disse não conhecer Adalberto Siufi.

O vereador Marcos Alex (PT) crê que mais emails devem ser avaliados para nosso esclarecimentos na CPI.

A acareação segue acontecendo, após um intervalo, Célia e Dorsa seguem sendo ouvidos.

Nos siga no Google Notícias