ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Reclamações no Procon "explodem" com suspensão de voos noturnos

Mariana Lopes | 21/10/2013 16:07
Superintendente do Procon apura irregularidades das companhias aéreas (Foto: Marcos Ermínio)
Superintendente do Procon apura irregularidades das companhias aéreas (Foto: Marcos Ermínio)

Até setembro deste ano, o Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) registrou 121 denúncias contra o Aeroporto Internacional de Campo Grande. Diante dos números, considerados altos, a Câmara Municipal cobra mais funcionalidade no local, de acordo com o vereador Edil Albuquerque, proponente da audiência pública realiza na tarde desta segunda-feira (21).

Um dos assuntos discutidos na audiência é a reforma da pista do aeroporto, que ficou fechada para voos noturnos por 45 dias e será reaberta hoje. Segundo o superintendente do Procon, Alexandre Rezende, a situação gerou muitas reclamações dos consumidores.

A principal delas foi em relação às companhias aéreas, que, segundo denúncias, estavam vendendo voos durante a madrugada, que não podiam ser realizados. Depois da compra, que geralmente são promocionais por causa do horário, os clientes precisavam remarcar e as companhias cobravam uma taxa para alterar a passagem.

“Abrimos um processo de investigação preliminar para apurar as denúncias, se isso realmente aconteceu, os clientes terão que ser indenizados”, explica Alexandre. Durante a audiência pública, o superintendente explanou ainda outros problemas corriqueiros no aeroporto, como fluxo de veículos em frente ao à portas, isso inclui o espaço para os táxis, o tamanho do estacionamento.

Em quatro anos, o volume de reclamações aumentou 354%. Foram 37 denúncias em 2008, 46 em 2009. Em 2010, o “boom” foi maior, com um salta de 134% em relação ao ano anterior, com 131 denúncias no Procon. Em 2011, o número subiu para 163, e no ano passado foram 168.

Segundo o superintendente do Procon, em 2010 a diferença brusca foi consequência do aumento de passageiros e também foi a época que explodiram as promoções de passagens.

Audiência discute funcionalidade do Aeroporto Internacional de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)
Audiência discute funcionalidade do Aeroporto Internacional de Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)

Ampliação – Outro problema que também é alvo de reclamações e é discutido na audiência hoje é o espaço físico do aeroporto da Capital. De acordo com o superintendente regional do Centro Oeste da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), Luiz Gustavo Schild, no próximo dia 11 de novembro, será inaugurada a ampliação da sala de desembarque de voos doméstico, que teve terá 700 metros quadrados. O espaço anterior era de 300 m². A nova sala terá ainda duas esteiras grandes.

No mesmo dia será inaugurada a sala de desembarque de voos internacionais, que terá 170 m² e mais uma esteira particular. Tanto a ampliação das salas quanto a reforma da pista foram feitas por causa da Copa do Mundo, realizado no Brasil em 2014. O Aeroporto Internacional de Campo grande será apoio para Cuiabá e Goiânia, capitais que serão sede do evento, de acordo com Gustavo.

Sobre a reforma na pista principal do aeroporto, o superintendente regional da Infraero explica que a primeira fase foi concluída em 45 dias e a segunda fase deve iniciar em março do ano que vem, quando passar o período de chuvas. Nesta etapa, a previsão para concluir os trabalhos é de mais 40 dias.

Agora em outubro, a obra será na táxiway, ou pista alternativa do aeroporto. A previsão é de que esta fase seja concluída até dezembro deste ano, mas o prazo pode sofrer alterações em decorrências das chuvas.

Ainda conforme informações do superintendente regional da Infraero, há planos de ampliar todo o espaço físico do aeroporto. O governo de Mato Grosso do Sul ganhou uma área de 1,3 hectares para a construção do novo espaço.

“Mas ainda está em fase de projeto, não há previsão para iniciar a obra, pois depende de recurso do Governo federal”, explica Gustavo Schild.

Participam da audiência pública o superintendente regional do Centro Oeste da Infraero, Luiz Gustavo Schild, a superintendente regional de Mato Grosso do Sul da Infraero, Bárbara Antônia dos Reis Neto, a presidente da Agetran, Katia Moraes Castilho, o diretor do Departamento de Trânsito, Gilberto dos Santos, o presidente da Abrasel, Rúbio Sérgio Morais, a presidente da Abav/MS, Cristina Albuquerque, o presidente da Abla/MS, Marco Antônio Lemos, o presidente do Sintaxi, Bernardo Quartin Barrios, e o superintendente do Procon/MS, Alexandre Rezende.

Nos siga no Google Notícias