ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Reconhecido por 11 motoristas, assaltante preso pela PM é solto na Derf

Danúbia Burema e Ricardo Campos Jr. | 16/02/2011 14:10

Revoltadas, vítimas diz que levarão caso à Sejusp

Diógenes (sem camisa) denunciou comparsas e casa de idoso onde fumava droga com dinheiro dos roubos. (Foto: Simão Nogueira)
Diógenes (sem camisa) denunciou comparsas e casa de idoso onde fumava droga com dinheiro dos roubos. (Foto: Simão Nogueira)

Apesar de ter sido reconhecido por onze motoristas como autor de assaltos a ônibus do transporte coletivo urbano de Campo Grande, Diógenes Soares de Deus Oliveira, de 19 anos, preso ontem por policiais militares, foi solto pela Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos).

O motivo alegado foi que não havia mandado de prisão contra o jovem e outros dois comparsas presos junto com ele, Lívio da Costa, de 21 anos, e Fabio Henrique de Souza, de 31 anos, apontados por Diógenes como responsáveis pelos roubos a ônibus na região do Estrela do Sul.

A soltura causou revolta nos motoristas que foram vítimas da ação do rapaz. Presidente do sindicato dos trabalhadores do transporte coletivo, Demétrio Ferreira de Freitas afirma que após ser informado por um escrivão da Derf que Diógenes seria solto, todos os motoristas assaltados por ele foram convocados para o reconhecimento.

Onze deles foram à delegacia e confirmaram que os assaltos tinham sido cometidos pelo rapaz, segundo Demétrio. “A Polícia Civil com 11 BOs não emitiu nenhum mandado de prisão”, protesta.

Ele reclama que “faltou boa-vontade” para legalizar a prisão do rapaz. Após a soltura feita pela Derf, ele informou que os motoristas foram ao batalhão da Polícia Militar e pegaram cópia dos 17 boletins de ocorrência referentes aos assaltos feitos.

Polícia tem imagens de Diógenes assaltando vários coletivos. (Foto: Simão Nogueira)
Polícia tem imagens de Diógenes assaltando vários coletivos. (Foto: Simão Nogueira)

Provas - Diógenes Soares de Deus Oliveira, de 19 anos, foi preso pelo serviço reservado da PM no Jardim Columbia. Ele foi reconhecido em 17 filmagens de assaltos a ônibus do transporte coletivo. A polícia acredita que ele possa ter cometido outros roubos.

O jovem não utilizava arma de fogo, simulando com a mão ou um pedaço de ferro, que estaria portando um revólver. O produto do assalto era usado na compra de droga.

No último domingo, Diógenes cometeu mais um assalto. Ele estava solto desde o dia 11 de novembro e tem passagem por roubo.

Os trabalhadores irão anexar aos boletins as imagens feitas pelas câmeras do circuito interno de segurança dos ônibus, que mostram nitidamente o rosto de Diógenes, e montar um relatório que segundo eles será entregue à Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública).

“Viemos na Derf e o escrivão falou que não adiantava. O cara lá foi solto e o pessoal está revoltado. É difícil prender um assaltante de ônibus e quando prende, é solto”, questiona o representante dos motoristas. “A sensação de impunidade é grande”, resume.

Legalidade – O delegado titular da Derf, Roberval Maurício Cardoso Rodrigues, informou por meio da assessoria de imprensa da Polícia Civil que os presos levados ontem à delegacia não estavam detidos em flagrante nem tinham mandado de prisão. Desta forma, seria ilegal mantê-los presos, apesar do reconhecimento das vítimas.

O delegado detalhou também, via assessoria, que os presos foram indiciados e no decorrer da investigação há possibilidade de a autoridade policial decretar a prisão preventiva se julgar necessário.

Questionada sobre porque a prisão não foi pedida ontem mesmo, a assessoria informou que o pedido é sigiloso e por isso não pode ser divulgado. Contudo, não foi confirmado se o delegado já pediu ou não a prisão dos rapazes.

A Derf completou ainda que, após o reconhecimento feito por nove testemunhas, poderá pedir a prisão de Diógenes.

Nos siga no Google Notícias