ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Rede de solidariedade resgata dignidade de mulher torturada pelo ex

Mariana Lopes e Luciana Brazil | 11/02/2014 19:14
Filhos da paraguaia felizes com as doações dos leitores do Campo Grande News (Foto: Marcos Ermínio)
Filhos da paraguaia felizes com as doações dos leitores do Campo Grande News (Foto: Marcos Ermínio)

O caso da paraguaia que foi agredida pelo ex-marido no final de semana passado gerou comoção entre os campo-grandenses e rendeu doações. Com quatro filhos pequenos, a estrangeira vive entre os extremos da emoção, entre o medo da violência do pai dos filhos dela e a alegria de contar com a solidariedade das pessoas.

Logo que o caso repercutiu na imprensa local, várias pessoas se mobilizaram para poder ajudá-la. Em apenas três dias, a família recebeu doações de roupas, comida, fraldas, brinquedos. Mas o gesto que deixou a paraguaia mais feliz foi o pagamento da multa que ela tinha na Polícia Federal e que a impedia de tirar a permanência dela no Brasil e também os documentos pessoais.

Na manhã de hoje, ela foi até a Polícia Federal, acompanhada de uma psicóloga e uma assistente social do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), para quitar o valor da multa, que era de R$ 165. O dinheiro foi doação de uma pessoa desconhecida, que entrou em contato com o Cras.

Agora, sem dever nada, ela poderá retirar os documentos pessoais, como CPF e Carteira de Trabalho, em Campo Grande. Para obter a Carteira de Identidade, ela terá que ir até Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia mais próxima da Capital. E para fazer a viagem, a estrangeira também já recebeu doação de quatro passagens, para ela e os filhos.

Outra notícia boa que veio para a paraguaia é a de que ela poderá registrar a filha caçula, de 1 mês. Segundo a mulher, o registro de nascimento ainda não foi feito por falta de condições financeiras.

Abrigo – Sobre o fato de ela ter recusado ir para um abrigo, a paraguaia explica que ficou com medo de a separarem dos filhos e mandarem cada um para lugares diferentes.

De acordo com secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Jaqueline Hildebrand Romero, ela recebeu um primeiro atendimento do poder público, como alimentos e fraldas, e decidiu voltar para casa.

Contudo, ela afirma que não recusou nenhuma ajuda da Assistência Social ou doações de pessoas que se solidarizaram com a história dela. Inclusive é acompanhada desde 2011 pelo Cras do Estrela Dalva.

Sempre bastante quieta e cabisbaixa, ela disse que sente vergonha da condição na qual o ex-marido a colocou por causa das agressões, por isso, pediu à reportagem que não mostrasse o rosto dela, mas recebeu e conversou com a equipe do Campo Grande News.

Hoje, a prioridade da paraguaia é tirar os documentos pessoais e a Certidão de Nascimento da filha caçula (Foto: Marcos Ermínio)
Hoje, a prioridade da paraguaia é tirar os documentos pessoais e a Certidão de Nascimento da filha caçula (Foto: Marcos Ermínio)

Durante a entrevista na casa dela, nesta terça-feira, a equipe de reportagem levou as doações feitas pelos leitores do jornal. Junto com comidas, leites, roupas e fraldas, a alegria também chegou ao lar da família. Enquanto a mãe respondia às perguntas da repórter, as crianças tiravam os produtos das caixas. Em meio às lágrimas, as doações também levaram sorrisos aos filhos da paraguaia.

Esperança – Com tantos gestos positivos, vindos de todos os lados e de pessoas desconhecidas, uma nova esperança deu brilho aos dias da paraguaia. Mesmo com o medo do ex-marido que ainda a assombra, ela diz que a partir de agora acredita “que tudo vai mudar”.

Por enquanto, ela vive o hoje, sem muitos planos para o futuro. De imediato, quer providenciar os documentos pessoais e a Certidão de Nascimento da filha caçula.

O ex-marido, Fábio Assis, continua solto, mas não a procurou. Ele está com medida protetiva e proibido de chegar perto da ex-mulher.

Nos siga no Google Notícias