ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Reforma de escolas da rede estadual por detentos gerou economia de R$1,2 milhão

Flávia Lima e Leonardo Rocha | 09/09/2015 11:20
Governador Reinaldo Azambuja entrega reforma de escola que utilizou mão de obra de detentos. (Foto:Chico Ribeiro)
Governador Reinaldo Azambuja entrega reforma de escola que utilizou mão de obra de detentos. (Foto:Chico Ribeiro)
Solenidade contou com a presença de profissionais e alunos da escola. (Foto:Simão Nogueira )
Solenidade contou com a presença de profissionais e alunos da escola. (Foto:Simão Nogueira )

A reforma de quatro escolas da rede estadual, realizada por detentos do regime semi-aberto já ocasionou uma economia aos cofres públicos de R$ 1,2 milhão. A informação foi repassada na manhã desta quarta-feira (9) pelo próprio governador Reinaldo Azambuja (PSDB), durante entrega das obras de reparos feitas na Escola Estadual Professora Flavina Maria da Silva, como parte do projeto Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade, que utiliza mão de obra e dinheiro de detentos para reparos em prédios públicos.

No local trabalharam 13 detentos do Instituto Penal Agroindustrial da Gameleira que realizaram a reconstrução do calçamento do pátio, instalação de tubulações e grades de escoamento da água da chuva, além da construção de passarelas.

A escola também teve o telhado de uma sala de aula revitalizado e ganhou reformas nos banheiros e na parte elétrica e hidráulica. Azambuja explicou que a obra teve custo zero para o governo, já que os recursos vem do desconto de 10% do salário de todos os presos do semiaberto de Campo Grande que foram encaminhados ao mercado de trabalho pelo o Estado.

Esse desconto é previsto por Lei de Execução Penal (LEP) e foi regulamentada pelo juiz Albino Neto, também presente ao evento. A iniciativa do projeto é da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande e tem a parceria do Governo do Estado e da Agência Estadual de Administração do Sintema Penitenciário.

Para o juiz Albino Coimbra Neto, a parceria entre as secretarias de Educação e Segurança é fundamental para oportunizar aos detentos a reinserção social. Ele também elegiou o fato de a escola criar uma comissão ode manutenção, formada por professores e alunos que terá a missão de preservar a reforma feita. "Mais difícil do que executar a obra, é manter a reforma. Essas melhorias motivam os estudantes e profissionais", ressaltou.

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador João Maria Lós, também destacou os benefícios das parcerias envolvidas no projeto e destacou que a iniciativa deve ser aplicada em todo o Estado. "O projeto dá uma nova perspectiva ao interno, já que ele pode continuar no mercado de trabalho e tem sua pena reduzida", afrmou.

O diretor da escola, Everaldo Monteiro, afirmou na solenidade que já existe, entre os profissionais e alunos, o cuidado de se preservar o patrimônio, evitando pichações com o apoio da Segurança Pública. Ele também destacou os investimentos do governo no sentido de investir na contratação de professores. "Aqui só temos três contratados. A maioria é efetiva", disse.

Na opinião do diretor, o trabalho dos detentos representa uma ação contra o preconceito. "Eles fizeram um trabalho digno e de respeito", concluiu. O resultado vem sendo tão positivo que outras escolas estão na fila aguardando obras de reformas através do projeto, entre elas, as localizadas nos bairros Rouxinóis e Coophavila.

Quanto aos investimentos no setor de Educação, o governador Reinaldo Azambuja revelou que vai chamar mais 500 professores aprovados em concurso.

Nos siga no Google Notícias