ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Reforma no Mercadão tira metade dos comerciantes do prédio

Luciana Brazil e Mariana Lopes | 01/10/2012 11:04
Homens trabalham na reforma do Mercadão. Primeira fase será a troca de piso e cobertura. (Foto:Minamar Júnior)
Homens trabalham na reforma do Mercadão. Primeira fase será a troca de piso e cobertura. (Foto:Minamar Júnior)

Teve início hoje a fase inicial da primeira etapa das obras de revitalização do Mercadão, em Campo Grande, que deve ser concluída no prazo máximo de um mês. As trocas do piso e da cobertura, as primeiras intervenções no prédio, serão divididas em duas fases, de 15 dias cada uma.

Depois de finalizada a pavimentação e a cobertura, a fiação elétrica, a parte sanitária, os hidrantes e pára-raios serão trocados, isso já na segunda etapa das obras que começa no dia 1° de novembro. A previsão é que até o dia 1° de dezembro o Mercadão esteja inteiramente revitalizado.

Para colocar o novo piso, que será granilit, a metade das barracas, 72, foi retirada e 30 delas estão funcionando ao lado de fora do prédio. O restante dos comerciantes preferiu aguardar o fim das obras. Ao todo, são 144 comerciantes no Mercadão.

De acordo com o presidente da Associmec (Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal), o galpão foi dividido pela metade e as barracas que estão dentro do prédio continuam funcionando. Após 15 dias, os comerciantes que estão do lado de fora voltam para o galpão e a outra metade deverá fazer o atendimento na frente do Mercadão.

Do lado de fora, comerciantes continuam trabalhando.
Do lado de fora, comerciantes continuam trabalhando.

No dia 1° de novembro, quando começa a segunda etapa, todos os comerciantes já estarão instalados no galpão, sem que seja necessária a retirada das barracas para os trabalhos de fiação elétrica, sanitários e hidrantes.

As intervenções do Mercado Municipal Antônio Valente receberam recursos do Ministério do Turismo e da prefeitura. Com 54 anos de existência, o Mercadão, um dos pontos turísticos da cidade, passa pela terceira revitalização.

Segundo o presidente Ronald, as telhas serão termoacústica e vão reduzir em até 30% a queda na temperatura, deixando o galpão mais fresco.

Reformas e Histórias: Há 25 anos no mercado, Ronaldo Maja, 52 anos, lembra que vale a pena encarar os desconfortos de uma obra para ter uma melhoria no prédio. “Ficar aqui fora é temporário e a reforma é definitiva”, ressalta.

Avaliar o movimento no Mercadão, segundo Maja, ainda é cedo, já que as obras estão no primeiro dia. “Ainda não dá para saber se tem prejuízo ou não, está muito cedo”.

O comerciante José Sebastião de Oliveira, 63 anos, afirma que a reforma será positiva para os mercadores e clientes. “Vai ficar melhor ainda, mais bonito e mais fresco. O Mercadão vai ser o ponto turístico do Brasil e vai ficar lindo”, acredita José que está há 29 anos no local.

Nos siga no Google Notícias