ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Registro on-line de acidentes de trânsito cresce 26% em MS

Luciana Brazil | 18/10/2012 15:33
Coronel diz que expectativa é expandir sistema on-line para todo Estado. (Foto:João Garrigó)
Coronel diz que expectativa é expandir sistema on-line para todo Estado. (Foto:João Garrigó)

Considerado um grande avanço para a Polícia Militar do Estado, o Boletim On-line de Acidentes de Trânsito está prestes a comemorar dois anos de funcionamento, com mais de 3,5 mil registros.

De janeiro a setembro de 2012, foram catalogados 1.027 mil boletins. O número significa um aumento de 26% em relação ao mesmo período do ano passado, onde foram registradas 812 ocorrências.

Desenvolvido para atender acidentes com danos materiais e sem vítimas, o Segat (Sistema de Estatística e Gerenciamento de Acidente de Trânsito) garante a agilidade aos condutores, além de permitir que policiais se desloquem para ocorrências onde a presença deles é realmente indispensável, como em casos que envolvem motoristas alcoolizados ou menores ao volante.

O sistema coloca a PM de Mato Grosso do Sul na vanguarda, segundo a avaliação do comandante da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), o coronel Alírio Vilassanti Romero. Para ele, além de proporcionar comodidade e praticidade ao cidadão, o Segat também permite que a população participe da instituição.

"Muitas vezes o cidadão vai esperar um tempo desnecessário na rua, podendo resolver o problema de forma mais simples e segura", resslata Vilassanti. O coronel salienta também que em grandes cidades, como São Paulo, este boletim precisa ser feito na delegacia, o que destaca o avanço de Mato Grosso do Sul .

Seguradoras e corretoras de seguro de automóvel foram informadas sobre o funcionamento do sistema para que houvesse total confiabilidade no mecanismo, segundo o coronel.

“Todo avanço tem uma resistência. Na essência somos conservadores. Mas hoje, com a divulgação, principalmente junto às grandes empresas, que possuem número significativo de motoristas, o sistema está inserido e as pessoas já passam a ter conhecimento”.

Responsável pelo sistema, o cabo da Ciptran Arci Jóse Gonzaga Gonçalves, salienta que o aumento no número de registros significa o conhecimento da população. “A quantidade de boletins quer dizer que as pessoas estão conhecendo mais o nosso sistema”.

O cabo lembra também que se houvesse consciência no trânsito, muita coisa poderia ser diferente. "Cada um de nós deveria se considerar um agente de trânsito e tudo seria melhor", frisa.

A expectativa é expandir o sistema para todo Estado e nas cidades de Três Lagoas, Corumbá, Dourados e Ponta Porã o Segat já está em funcionamento.

Passo a passo: Com dados dos veículos e os dados pessoais dos condutores é possível evitar à espera de uma viatura na rua para fazer o boletim, basta acessar o site da PM na opção Acidentes de Trânsito On-line.

O sistema on-line só é válido para acidentes com danos materiais e sem vítimas. Situações que envolvam veículos oficiais ou onde haja crime de trânsito, o sistema deve ser convencional, com a presença de uma viatura no local.

As informações colocadas no documento on-line são validadas posteriormente e caso haja dados inverídicos o autor das informações estará sujeito ás sanções penais previstas em lei.

Pelo sistema on-line ou pela forma tradicional, é cobrada uma taxa de pouco mais de R$30 que pode ser paga em lotéricas ou agências bancárias. Depois de paga a taxa,  basta dirigir-se até a sede da Ciptran para a validação e impressão do Boletim.

Na validação o policial é responsável por verificar se as informações estão corretas e se os dados são verdadeiros de ambos envolvidos. Segundo o cabo Arci, dificilmente acontecem casos onde pessoas informam dados falsos.

O boletim é um documento que não emite juízo de valor, conforme o coronel, mas tem três finalidades importantes. "Estatística, que está ligado ao planejamento, engenharia de trânsito, entre outros; a demanda judicial, além de servir para ressarcir os danos materiais junto a seguradora".

Segundo o coronel Vilassanti, uma novidade já está em discussão. "Queremos facilitar ainda mais e já estamos planejando que o condutor possa confirmar de laguma forma o pagamento e imprima o boletim em casa mesmo", destaca.

Nos siga no Google Notícias