ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Reinaldo conversa com estados vizinhos para criar pacto contra o tráfico

Renan Nucci | 25/03/2015 14:43
Governador durante evento realizado na manhã desta quarta-feira, na sede da governadoria. (Foto: Marcelo Calazans)
Governador durante evento realizado na manhã desta quarta-feira, na sede da governadoria. (Foto: Marcelo Calazans)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) garante que estuda com estados vizinhos, e também com o Ministério da Justiça, maneiras de tentar frear o tráfico de drogas que parte do Paraguai e da Bolívia através do Mato Grosso do Sul, seguindo para outras regiões do Brasil.

O governador sabe que as fronteiras secas fazem do Estado um dos principais corredores usados pelos traficantes, e por esta razão, busca integrar as forças de segurança estaduais, com foco nos trabalhos de inteligência.

Durante evento na governadoria na manhã desta quarta-feira (25), Azambuja afirmou que mantém contato com Pedro Taques (PDT), senador mato-grossense, e Beto Richa (PSDB), governador do Paraná, para tentar elaborar projeto que possa aproximar as polícias e aumentar a efetivade das ações contras as drogas. “Temos discutido a organização de inteligência e de presença das polícias na fronteiras”, disse Azambuja.

Recentemente ele se encontrou com um representante federal para discutir o assunto. “Marcelo Veiga, que é assessor do ministro Zé Eduardo (Justiça), esteve com a gente aqui nesta semana, discutindo essa integração das nossas policias. O governo federal está omisso com relação à fronteira e estamos cobrando isso. Quanto aos outros estados, tenho discutido com Pedro Taques e Beto Richa para fortalecermos a inteligência (nas divisas), mas o governo federal precisa tomar uma decisão rápida”, afirmou.

O governador lembrou ainda que outro caminho seria a união com as forças armadas, instalando pontos estratégicos em cidades como Ponta Porã e Corumbá, respectivamente fronteiras com Paraguai e Bolívia.

Porém, antes é preciso resolver o entrave financeiro envolvendo o Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira) que emperra por conta de corte de verbas federais.

“O exército está se estruturando com o Sisfron, que está tendo um redução de valores. A hora que houver esse destravamento (financeiro), vai facilitar para que o exército possa entrar nessa vigilância ostensiva que queremos fazer”, concluiu.

Nos siga no Google Notícias