ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Relator defende manutenção de sentença que levou jornalista a júri popular

Marta Ferreira | 23/02/2011 17:28

O desembargador Romero Osme Dias Lopes, relator do recurso movido pela defesa e pela acusação contra a sentença de pronúncia que mandou a júri popular o jornalista Agnaldo Ferreira Gonçalves, 61 anos - que matou o menino Rogerinho, em novembro de 2009 em uma briga de trânsito - votou pela manutenção da decisão do juiz Carlos Alberto Garcete.

O recurso começou a ser julgado no dia 21, terça-feira, mas foi adiado diante do pedido de vistas do desembargador Carlos Contar. O processo vai voltar à pauta da 2ª Turma Criminal na próxima terça-feira.

Se o voto de Romero for seguido pelos outros dois integrantes da turma, o júri poderá ser marcado, mesmo havendo possibilidade de recurso ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Os recursos Ao mandar Agnaldo, 61 anos, a júri popular, em novembro, o juiz considerou o crime como homicídio simples, retirando as qualificadoras de motivo torpe e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima que constavam da denúncia do MPE.

Tanto o MPE (Ministério Público Estadual) quanto o advogado Ricardo Trad, contratado pela família de Rogerinho como assistente de acusação, recorreram da sentença do juiz, alegando que o magistrado fez juízo de valor das provas do processo, em vez de permitir que o júri popular tomasse a decisão durante o julgamento.

O juiz não acolheu o recurso e o caso foi para análise do TJ.

Em seu parecer, o procurador Geriberto Eriberto Morares pediu que a sentença seja modificada para inclusão das qualificadoras. Na opinião dele, o juiz, se discordasse da forma como feita a acusação, poderia não ter acatado a denúncia da forma como foi apresentada. Desde que recebeu, afirma, passa a ser tarefa dos jurados julgar a culpa ou não do acusado.

O advogado de Agnaldo também apresentou recurso. Um dos pedidos é para que seja excluída da sentença de pronúncia a expressão do juiz em que afirma que se tratou de um “crime de ímpeto”.

Nenhum dos pedidos foi acatado no voto do relator.

Nos siga no Google Notícias