ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Relatora afirma que exigências do MPMS pegaram entidades de surpresa

Presidente do IAB-MS, Adriana Tannus afirma que imposição para aprovação do Plano Diretor da Capital de um coeficiente de aproveitamento único “é algo grave”

Humberto Marques | 12/06/2018 19:00
Proposta do MPMS criaria obstáculo para a verticalização de Campo Grande, aponta presidente do IAB-MS. (Foto: Saul Schramm)
Proposta do MPMS criaria obstáculo para a verticalização de Campo Grande, aponta presidente do IAB-MS. (Foto: Saul Schramm)

Presidente do IAB-MS (Instituto dos Arquitetos do Brasil) e relatora no CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano) do projeto de lei para revisão do Plano Diretor de Campo Grande, a arquiteta Adriana Tannus afirma que a imposição do Ministério Público Estadual para que seja adotado um CA (Coeficiente de Aproveitamento) único em toda a cidade surpreendeu as entidades, que ao longo dos últimos dois anos, discutiram o projeto.

Por meio da promotora Andreia Peres da Silva, o MPMS exigiu alterações no projeto do Plano Diretor –entidades e especialistas que participaram da elaboração do texto apontam que o órgão participou dos debates sobre o projeto, porém, não havia levantado questionamentos sobre o CA até a proposta ser apresentada na Câmara.

Adriana afirma que, embora tenha pontos que podem ser aprimorados, o projeto encaminhado à Câmara contempla os pontos principais de necessidade da cidade. “Foi muito bem elaborado para que possamos voltar a ter um pouco mais de dinamismo na cidade”, afirmou. “De repente vem a notícia de que o Ministério Público está pedindo para rever, sendo que o próprio MP participou de muitas questões dentro do plano. Isso pegou todos de surpresa”.

Segundo a presidente do IAB, a imposição quanto ao coeficiente único para construção foi uma sugestão apresentada pelo Estatuto das Cidades –que exige a aprovação de planos diretores de urbanização pelos municípios–, mas não se trata de imposição. “Cada cidade deve determinar seu índice da melhor maneira para o tipo de distribuição da cidade”.

Projeto encaminhado à Câmara prioriza combate aos vazios urbanos da Capital. (foto: Gerson Walber/Arquivo)
Projeto encaminhado à Câmara prioriza combate aos vazios urbanos da Capital. (foto: Gerson Walber/Arquivo)

Cidade horizontal – O projeto encaminhado à Câmara, pontuou a arquiteta, teve entre seus focos o combate aos vazios urbanos da cidade, evitando a migração da população para áreas cada vez mais distantes.

“Por isso o coeficiente de aproveitamento foi considerado justamente para incentivar essa ocupação. Poderia ser um coeficiente 2 ou 3 na cidade toda, mas adotar um único e igualar o potencial construtivo é algo grave”, advertiu, apontando incentivo à expansão horizontal –permitindo bairros cada vez mais afastados e, por consequência, ampliando o perímetro urbano da cidade. “Campo Grande já é hoje uma cidade horizontal, espalhada, tanto que voltou a discussão sobre ampliar o perímetro urbano, o que é outra aberração. O que existe hoje em área é mais do que suficiente para a cidade”.

A preocupação, segundo Adriana Tannus, é que, embora a cidade tenha um mesmo coeficiente, não haverá os mesmos direcionamentos urbanísticos ou diretrizes de construção. “Ainda haverá diferenças de bairro, de zoneamento”.

Tal sistema, prosseguiu ela, é viável para cidades com menos vazios urbanos e crescimento mais intenso “como forma de barrar um pouco o adensamento. Mas Campo Grande tem uma situação inversa: hoje há ruas com mais imóveis desocupados do que habitados. Estão todos assustados com o futuro da cidade”.

Arquiteta afirma que Campo Grande é cidade que teve expansão horizontal. (Foto: Arquivo)
Arquiteta afirma que Campo Grande é cidade que teve expansão horizontal. (Foto: Arquivo)

Outra dúvida envolve as formas com as quais a outorga para construções acima do limite de área dos terrenos seria cobrada dos construtores. Sabe-se, apenas, que os valores seriam carreados para um fundo de planejamento urbano. “Mas não está definido como a cobrança seria feita, o que é outra coisa a gerar insegurança jurídica”, pontuou a arquiteta.

Ainda segundo Adriana, o coeficiente de aproveitamento não seria o único fator para limitação das construções. Isso porque há o percentual de taxa de ocupação das propriedades e, ainda, a taxa de permeabilidade do solo, que o MPMS propôs elevar dos atuais 12%, e que flutuariam entre 15% e 30% pelo projeto em discussão, para 30% da área. “O dono de um terreno pequeno simplesmente não conseguiria construir. São questões que têm de ser revistas”.

Nos siga no Google Notícias