ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Relatora da ONU quer avaliar as principais questões dos povos indígenas em MS

Fernanda Yafusso e Caroline Maldonado | 11/03/2016 19:27
Relatora Victoria Tauli-Corpuz, ao centro, participa de reunião com representantes de comunidades indígenas e autoridades (Foto Caroline Maldonado)
Relatora Victoria Tauli-Corpuz, ao centro, participa de reunião com representantes de comunidades indígenas e autoridades (Foto Caroline Maldonado)

A reunião entre a relatora especial das Nações Unidas sobre os direitos dos povos indígenas, Victoria Tauli-Corpuz, autoridades e representantes de comunidades indígenas do Estado, foi realizada a portas fechadas, em função de protocolo da ONU (Organização das Nações Unidas) nesta sexta-feira (11) em Campo Grande.

No entanto, a relatora e uma liderança indígena deram declaração à imprensa. "O governo federal me convidou oficialmente para vir conferir a situação dos povos indígenas e falar com os órgãos que atuam nesta questão", disse ela, lembrando que está há dois no Estado e visitou ontem acampamentos indígenas em Dourados, município distante 233 quilômetros da capital.

Além de representantes de, pelo menos, sete terras indígenas de quase todas as etnias de MS, participaram o Procurador do Ministério Público Federal, Emerson Kalif, os deputados estaduais João Grandão (PT) e Pedro Kemp (PT).

Também compareceram representantes do Coletivo Terra Vermelha e do CDDH (Centro de Defesa dos Direitos Humanos) Marçal de Souza.

Segundo o indígena da aldeia Cachoeirinha, Lindomar Terena, a relatora escutou as lideranças e disse que ainda neste mês fará um esboço de seu relatório.

"Foi uma reunião importante pois as lideranças indígenas relataram o que vivem os povos e foi fundamental terem conversado diretamente com ela sobre os problemas enfrentados. Esse encontro demonstra que os povos do Estado estão conseguindo se articular em um âmbito nacional, e mostrar para o mundo o descumprimento da lei feita pelo próprio País", conta.

Ainda segundo o terena, a principal denúncia relatada, foi a questão da não demarcação do território indígena. Além da impunidade existente sobre os constantes assassinatos contra os indígenas.

Visita - A relatora da ONU veio ao país para identificar e avaliar as principais questões que enfrentam os povos indígenas no país. Ela também acompanhou as principais recomendações feitas em 2008 pelo relator especial anterior.

“Enquanto a população indígena no Brasil é relativamente pequena, os desafios que ela enfrenta, no momento, são imensos. Espero que esta visita contribua para revelar algumas das preocupações e ajude na resolução de questões de longa data”, disse Tauli-Corpuz.

Relatório - Victoria Tauli-Corpuz, fará um relatório independente sobre a visita pelo País e na quinta-feira (17), e participa de uma coletiva de imprensa, na Casa da ONU em Brasília. O relatório será entregue com suas conclusões e recomendações ao governo brasileiro e ao Conselho de Direitos Humanos, em setembro de 2016.

Nos siga no Google Notícias