ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Reunião vai debater ações contra venda de álcool a menores

Fabiano Arruda e Aline dos Santos | 27/03/2012 19:11
Punição para estabelecimentos que venderem bebidas alcoolicas a menores de 18 anos ficou mais pesada. (Foto: Marlon Ganassin)
Punição para estabelecimentos que venderem bebidas alcoolicas a menores de 18 anos ficou mais pesada. (Foto: Marlon Ganassin)

Encontro marcado para a próxima segunda-feira, na Sejusp (Secretaria Estadual de Segurança Pública), vai discutir as estratégias de fiscalização para coibir a venda de bebidas alcoolicas e menores de 18 anos em Campo Grande.

Devem participar da reunião, além de integrantes da Sejusp, Polícia Militar, MPE (Ministério Público Estadual), Conselho Tutelar e Procon.

De acordo com o deputado estadual Pedro Kemp (PT), a fiscalização da lei pode ser feita pelo MPE por órgãos de fiscalização do Estado, como a Sejusp o Procon. “Qualquer pessoa pode acionar o Ministério Público”, afirma.

A proibição de vender bebida alcoólica a menor de 18 anos já era determinada pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Contudo, desde ontem, quando a nova lei entrou em vigor, o comerciante pode ser punido com multa de até R$ 8 mil.

O superintendente do Procon, Lamartine Ribeiro, afirma que, inicialmente, o órgão fará ações para orientar os comerciantes sobre a lei estadual. Quanto à fiscalização, ele espera contar com o apoio da população, que pode fazer denúncias pelo 151.

“É difícil ao fiscal identificar isso na vistoria aos locais. É a típica situação que depende bastante da denúncia”, salienta. Para Lamartine, o Procon tem estrutura para também ser agente fiscalizador desta nova lei.

“Desde que assumiu o Procon, em 2008, foram criadas 23 novas leis sobre relação de consumo em Mato Grosso do Sul. Mas esta é uma lei boa, importante”, enfatiza Lamartine.

Nos siga no Google Notícias