ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Revisão dos rumos da cidade deve incluir melhor prevenção a enchentes

Garantir permeabilidade dos terrenos particulares é uma das saídas para combater inundações, segundo gestor da Planurb

Chloé Pinheiro | 19/07/2016 14:30
Alguns trechos nas margens do Córrego Prosa estão desde março danificados pelas chuvas; reflexo da falta de drenagem no solo (Foto: Marina Pacheco)
Alguns trechos nas margens do Córrego Prosa estão desde março danificados pelas chuvas; reflexo da falta de drenagem no solo (Foto: Marina Pacheco)

Em dezembro, a Câmara Municipal de Campo Grande receberá para aprovação a segunda revisão do Plano Diretor, documento que define diretrizes e caminhos para o desenvolvimento da cidade. É uma oportunidade para definir estratégias que solucionem problemas antigos da cidade, entre eles as enchentes que deixam rastros de estragos a cada temporada de chuvas.

Nos termos dos especialistas, isso significa que é preciso cuidar do sistema de drenagem da cidade. Em outras palavras, quanto mais concreto e asfalto a Capital ganha, menor será sua capacidade de absorver a água da chuva que, por sua vez, fará os córregos transbordarem. 

"A cidade não tem estrutura pluvial de solo, e essa preocupação nos fez discutir a função social da propriedade sob a ótica da permeabilidade dos terrenos", conta Dirceu Peters, diretor-presidente do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano).

Na prática, isso quer dizer que a responsabilidade pela drenagem da água passa também pelos quintais da Capital. "As pessoas tentam aproveitar ao máximo o terreno construído, mas nós temos que pensar no impacto disso", completa Peters.

Dirceu Peters contou ao Campo Grande News os destaques do novo Plano Diretor (Foto: Chloé Pinheiro)
Dirceu Peters contou ao Campo Grande News os destaques do novo Plano Diretor (Foto: Chloé Pinheiro)

Não é novidade que as propriedades urbanas precisam manter parte de sua área com terra para escoar a água da chuva. Hoje, a Lei de Zoneamento Urbano dita que 12,5% de cada terreno deve ser preservado para esse fim.

Este é um dos problemas que pode ser sanado pelo Plano Diretor. "Esse índice de permeabilidade é o mesmo para toda a cidade agora, mas deveria ser o dobro disso em áreas mais problemáticas, ou seja, até 30% do terreno livre, e a legislação deveria contemplar essas variantes", aponta Ângelo Arruda, professor de arquitetura da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul).

Uma dessas áreas é a região urbana do Córrego Prosa, que, em março, foi atingida por chuvas tão intensas que a água arrastou blocos de concreto. Até hoje os danos permanecem expostos nas avenidas Ricardo Brandão e Fernando Corrêa da Costa.

Alguns dos outros pontos a serem observados, segundo o professor, são o Parque dos Poderes, Mata do Jacinto, Carandá Bosque e a região do Shopping Bosque dos Ipês.

Concreto está cedendo em diversos pontos do Córrego.
Concreto está cedendo em diversos pontos do Córrego.

De nada adianta, é claro, mudar a lei sem fiscalizá-la. "Além de apontar soluções para o problema, a legislação precisa conscientizar o morador no bolso", orienta Arruda, explicando também que, em outras cidades brasileiras, já há a fiscalização feita com drones para verificar se o proprietário manteve parte do solo livre depois de receber a autorização para realizar obras no terreno.

O Plano - Segundo o Estatuto das Cidades, a revisão é necessária de dez em dez anos para garantir que o município continue recebendo verbas para infraestrutura. Para garantir que o processo seja realizado de maneira isenta, contrata-se uma consultoria externa que analisa as versões anteriores do plano e faz o diagnóstico da situação atual da cidade. A empresa responsável por esse serviço no caso da cidade morena é a Urbtec, de Curitiba (PR).

Em 2014, a Prefeitura finalizou o termo de referência para o projeto, mas o trabalho só começou mesmo em março desse ano. Agora, são 270 dias até a entrega final, que deve ocorrer até 11 de dezembro. É possível acompanhar as etapas e enviar dúvidas aqui.

Nos siga no Google Notícias