ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Santa Casa aposta na organização para melhorar atendimento

Ana Paula Carvalho e Fabiano Arruda | 22/06/2011 20:15

Plano de Ação deve começar a funcionar na próxima semana e falta de recurso não será prioridade

Para secretária de Saúde do Estado, falta de recurso na Santa Casa não é prioridade. (Foto: Marcelo Victor)
Para secretária de Saúde do Estado, falta de recurso na Santa Casa não é prioridade. (Foto: Marcelo Victor)

Nesta quarta-feira (22), a nova Junta de Intervenção da Associação Beneficente de Campo Grande, apresentou o Plano de Ação da Santa Casa aos Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho. O plano prevê medidas de curto, médio e longo prazo que devem reorganizar o funcionamento do maior hospital do Estado.

Segundo o procurador do Ministério Público Federal, Felipe Fritz, a secretária de Saúde do Estado, Beatriz Dobashi é quem vai chefiar todas as ações programadas para acontecer em até no máximo um ano. Para ele, a junta formulou esse plano, porque estava sem saída, já que os ministérios estavam fazendo cobranças.

Entre as medidas está o controle de permanência nos leitos, que segundo o procurador, não existia. Esse controle vai diminuir o tempo que o paciente fica internado no hospital e vai diminuir os recursos que são gastos sem necessidade.

Outra medida prevista é a reativação da sala amarela da emergência que deve desafogar os corredores. A sala é onde os pacientes ficam em repouso enquanto aguardam vagas.

Assim que essa sala estiver pronta, os 32 enfermeiros contratados recentemente começarão a trabalhar realizando os primeiros atendimentos e dando suporte aos médicos. Também haverá reclassificação de risco dentro do pronto socorro, para ter controle sobre o estado de saúde dos pacientes. Além disso, o plano aposta na finalização da unidade coronariana para aumentar a quantidade de leitos disponíveis.

Segundo a secretária Beatriz Dobashi, a falta de recursos da Santa Casa, continua sendo um problema, mas ele não será tratado como prioridade.

Primeiro, a junta fará o plano de estruturação funcionar. Eles apostam em gestão para acabar com a crise do Hospital. “Nós trabalhamos com escassez de recursos em todos os setores, com a Santa Casa não é diferente, mas não será nossa prioridade”, afirmou.

Dobashi se comprometeu em dar transparência a tudo que for feito durante o plano e, ele estará disponível para acompanhamento dos ministérios. Segundo Felipe Fritz, essa transparência é uma coisa inédita e eles estão “bem esperançosos”.

Para que as mudanças comecem a ser sentidas na semana que vem, segundo a secretária e o integrante da Junta, Antônio Lastória, não haverá feriado nem férias.

“Agora é imprescindível a santa casa funcionar com esse plano de ação e com os recursos que eles têm”, afirmou o procurador Felipe Fritz. Ainda de acordo com ele, o plano será disponibilizado à população.

O plano de metas foi elaborado com base em relatórios feitos por auditorias realizadas em 2004 e 2005 e pela consultoria SPBN que passou a prestar serviço para o hospital, após ganhar uma licitação. O contrato vai até agosto deste ano e, não há previsão de ser prorrogado.

Nos siga no Google Notícias