ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Santa Casa deixa de fazer exames de sangue por conta de aparelhos quebrados

Paula Maciulevicius | 22/05/2011 13:14

Mais de 80 pacientes não puderam colher amostra

Previsão de conserto de aparelhos do laboratório é nesta segunda-feira. Pacientes estão sem fazer exame de sangue há dois dias.(Foto: Francisco Junior)
Previsão de conserto de aparelhos do laboratório é nesta segunda-feira. Pacientes estão sem fazer exame de sangue há dois dias.(Foto: Francisco Junior)

Há dois dias o laboratório de bioquímica da Santa Casa de Campo Grande, está sem realizar atividades. Com aparelhos quebrados, mais de 80 pacientes não puderam fazer exame de sangue.

De acordo com o SinMed-MS (Sindicato dos Médicos), o supervisor do laboratório não foi localizado para passar informações sobre o assunto.

O sindicato informou também o possível conserto dos equipamentos laboratoriais para amanhã, mas a preocupação da entidade é que isso não aconteça, deixando assim mais pessoas prejudicadas, incluindo aquelas que se encontram nas unidades de tratamento intensivo.

O maior hospital de Mato Grosso do Sul enfrenta problemas de gestão. Duas audiências públicas já foram realizadas para tratar da dívida da Santa Casa e reivindicar a “devolução” da administração à Associação Beneficente de Campo Grande. O hospital é administrado desde 2005 por junta interventora.

Sem médicos - O maior hospital de Mato Grosso do Sul abriu concurso para contratar 200 médicos em 26 especialidades, mas o número de inscritos é menor que o de vagas. Amanhã serão aplicadas as provas.

A quantidade de médicos e a triagem pode fazer que o número de contratados diminua ainda mais, já que o candidato tem que acertar no mínimo 50% das 50 questões de múltipla escolha de conteúdo específico.

Segundo o diretor clínico da Santa Casa, Luiz Alberto Kanamura, mesmo com o concurso, os setores da pediatria, pronto socorro e médico, plantão hospitalar e terapias intensivas ficarão com déficit de profissionais, porque não tiveram o número suficiente de inscritos. Na pediatria foram abertas 14 vagas, o número de inscrições não chegou à metade.

Das 200 vagas, apenas 23 são para médicos celetistas (CLT), ou seja, contratados pelo hospital, as outras são para prestadores de serviço. O salário de um CLT é de R$2.400, com a obrigatoriedade de cumprir um plantão de 12h por semana. Já os prestadores de serviço recebem por plantão. O hospital paga R$600 por cada plantão de 12h.

Hoje, a Santa Casa tem 600 médicos entre prestadores de serviço e CLT distribuídos em 31 especialidades. São 598 leitos que estavam no limite até a sexta-feira (20), com mais de 594 pessoas internadas.

Nos siga no Google Notícias