ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Santa Casa está sem atendimento cardiológico no Pronto-Socorro

Aline dos Santos | 02/08/2012 12:58

Plantão nunca funcionou como prevê portaria do Ministério da Saúde

A Santa Casa de Campo Grande está há cinco dias sem atendimento cardiológico no Pronto-Socorro. Os médicos exigem que o hospital cumpra a portaria do Ministério da Saúde que obriga a ter cardiologista 24 horas na unidade.

De acordo com o coordenador da cardiologia, Waldir Salvi, a categoria negocia desde janeiro com a direção, mas, em junho, foi informada de que o hospital não tem dinheiro para manter plantonista 24 horas.

“O plantão já é cumprido para cirurgião-geral, anestesista, radiologista. Mas na hora da cardiologia, a Santa Casa diz que não tem dinheiro”, afirma Salvi. O plantão pode chegar a R$ 100 à hora e pode ser feito em regime de 6h ou 12h.

Sem acordo, os cardiologistas comunicaram à direção do hospital e ao CRM/MS (Conselho Regional de Medicina) que suspenderiam o atendimento a partir de 28 de julho.

O coordenador explica que o plantão nunca funcionou como prevê a portaria do Ministério da Saúde. Até a paralisação, os cardiologistas mantinham uma escala de sobreaviso, ou seja, o profissional era chamado ao hospital em caso de urgência.

Em geral, os chamados acontecem quando o Samu ou bombeiros levam pacientes com infarto. No entanto, o plantonista também faz o risco cirúrgico, avaliação antes de o paciente ser operado, e ajuste da medicação, por exemplo, a pacientes hipertensos.

A Santa Casa também tem uma unidade coronariana, que não sofreu paralisação. Porém, o plantonista do setor deve permanecer no CTI cardíaco e, monitorar, no máximo, dez pacientes.

Conforme Waldir Salvi, a direção informou que poderia, apenas, manter plantonista durante o dia. A proposta foi recusada, porque a categoria lembra que não existe hora para se ter um infarto.

Preocupante - Segundo Sérgio Ocampos, diretor clínico em exercício da Santa Casa, a paralisação é preocupante e já foi informada à direção. Segundo ele, no começo da semana, houve reunião entre a junta administrativa e secretária estadual de Saúde, Beatriz Dobashi.

Em seguida, os diretores repassaram que o plantão não seria pago por falta de recurso. De acordo com Sérgio, a paralisação afeta a realização de cirurgias, que não podem acontecer sem análise de risco cirúrgico. Sem cardiologista no Pronto-Socorro da Santa Casa, sobra apenas o HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian como opção para atendimento.

Nos siga no Google Notícias