ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Santa Casa suspende transplante de rins por tempo indeterminado

Francisco Júnior | 28/01/2013 11:46
Transplante de rins está suspendo por tempo indeterminado. (Foto: Francisco Júnior)
Transplante de rins está suspendo por tempo indeterminado. (Foto: Francisco Júnior)

As cirurgias de transplante de rins na Santa Casa de Campo Grande estão suspensas por tempo indeterminado. Documento encaminhado pelo diretor técnico do hospital, Luiz Alberto Kanamura, informa à equipe médica envolvida nos tranplantes e à direção do hospital a paralisação das cirurgias.

De acordo com Kanamura, a paralisação é para que as duas equipes que fazem transplante no hospital padronizem os protocolos  utilizados. Segundo ele, existem diferenças hoje e isso precisa ser corrigido. As diferenças não foram detalhadas. 

Segundo o diretor técnico, uma reunião marcada para está semana irá discutir a padronização dos protocolos. Não há previsão para a retomada dos transplantes.

No documento que informa a suspensão, o diretor justificou a decisão relando “a necessidade da definição de um protocolo interno dos serviços de apoio administrativo e técnico que possibilitará o retorno na realização dos transplantes sem risco par aos pacientes e profissionais que atuam na área”.

Na semana passada, o hospital deixou de fazer duas cirurgias de transplante de rim por falta de um medicamento considerado essencial para o procedimento. De acordo com a Central de Transplantes de Mato Grosso do Sul, as equipes responsáveis pelos transplantes estavam envolvidas na realização do procedimento, que precisou ser abortado pela falta do medicamento Simulect e da substância timoglobulina.

Hoje a fila de espera é de 393 em Mato Grosso do Sul e a Santa Casa é o único hospital do Estado que faz esse tipo de cirurgia. No ano passado, foram realizados 43 transplantes de rins no hospital.

Nos siga no Google Notícias